PROCESSO DE CALIBRAÇÃO DE MODELO CLIMÁTICO DO ENVI-MET PARA SIMULAÇÕES TERMODINÂMICAS DE ESPAÇOS URBANOS ABERTOS DE SÃO PAULO EM DIAS QUENTES

Autores

  • Gabriel Bonansea de Alencar Novaes Universidade de São Paulo-FAU USP
  • Leonardo Marques Monteiro Universidade de São Paulo-FAU USP

Palavras-chave:

simulação térmica, condições térmicas em espaços urbanos abertos, microclima urbano

Resumo

Como uma das etapas de uma dissertação de mestrado (NOVAES, 2020), este trabalho apresenta o processo de calibração de um modelo climático do ENVI-met para a avaliação de espaços urbanos abertos de São Paulo durante dias quentes, feita por meio de sucessivas simulações a partir de dados microclimáticos de medições empíricas realizadas no local representado nas simulações, das estações meteorológicas do IAG USP e do arquivo climático do Aeroporto de Congonhas, comparando os resultados das principais variáveis microclimáticas (temperatura do ar, umidade relativa, velocidade do vento, direção do vento, e radiação) entre simulação e medições ao longo de um período de 24 horas. Através do input dos dados citados, foi possível configurar um modelo climático calibrado para a simulação de condições térmicas microclimáticas na cidade de São Paulo para um dia quente e seco, marcado por altas temperaturas do ar, baixa nebulosidade, alta incidência solar e baixas taxas de umidade relativa. O modelo climático calibrado criado apresentou boa aderência de resultados às medições empíricas realizadas, dentro dos limites de tolerância esperados, e pode ser utilizado para estudos envolvendo a simulação do desempenho térmico de espaços urbanos da cidade de São Paulo submetidos a estas condições. No processo de calibração, foi possível evidenciar as vantagens do uso do ENVI-met para simulações térmicas de espaços urbanos abertos, sua adequação e adaptabilidade para a simulação de modelos representativos do Brasil, em especial de São Paulo, e também as principais dificuldades do processo de simulação com o ENVI-met, principalmente em função das limitações de suas ferramentas e das grandes necessidades de capacidade e tempo de computação para os cálculos das simulações.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

NOVAES, Gabriel Bonansea de Alencar; MONTEIRO, Leonardo Marques. PROCESSO DE CALIBRAÇÃO DE MODELO CLIMÁTICO DO ENVI-MET PARA SIMULAÇÕES TERMODINÂMICAS DE ESPAÇOS URBANOS ABERTOS DE SÃO PAULO EM DIAS QUENTES. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2021. Anais [...]. [S. l.], 2021. p. 352–361. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4430. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

2. Clima e Planejamento Urbano

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)