Avaliação do comportamento térmico de materiais empregados em projeto de requalificação viária na cidade de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.4001Palavras-chave:
conforto térmico, ilhas de calor urbana, concreto poroso, requalificação viáriaResumo
Projetos de requalificação urbana recentes na cidade de Fortaeza/CE têm focado na mitigação de vulnerabilidades da cidade frente às mudanças climáticas. O objetivo desse trabalho é inferir o comportamento térmico dos materiais utilizados na via (blocos de concreto intertravado), nas calçadas (concreto poroso) e no mobiliário urbano (madeira) de uma requalificação realizada na cidade, a fim de evidenciar os impactos de suas aplicações no meio urbano. Como método, foram medidas as condições meteorológicas e as temperaturas das superfícies dos materiais ao longo de um ciclo diário (9 às 19h) na estação seca. Os resultados apontam que há diferenciação no comportamento térmico em função das características termo físicas dos materiais, bem como a exposição solar. A temperatura superficial de todos os materiais investigados nesse trabalho se manteve de 68 a 80% superior a temperatura do ar durante o período analisado, o que contribui para aquecer a baixa atmosfera. Durante o período de maior incidência solar, a temperatura superficial do pavimento intertravado utilizado na via foi menor que aquela encontrada no concreto poroso da calçada. Por outro lado, quando sombreada, a calçada esteve mais fria que as outras superfícies, o que indica que esse material permite a rápida dissipação do calor. Assim, a utilização de materiais porosos pode ser uma solução eficiente no combate à formação das Ilhas de Calor Urbanas (ICU), desde que adotadas estratégias de sombreamento adequadas ao clima local.
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