SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL COMOFERRAMENTA NA AVALIAÇÃO DO CONFORTO TÉRMICO DE SALAS DE AULA NO CONTEXTO CLIMÁTICO DE BRASÍLIA
Palavras-chave:
ventilação natural, ar condicionado, conforto térmico, ASHRAE 55, simulação computacionalResumo
A ventilação natural e o condicionamento artificial de ambientes são estratégias comumente utilizadas para promover conforto e salubridade em ambientes escolares. Salas de aula são ambientes que demandam concentração e atenção plena, e o conforto térmico deve ser um aliado para proporcionar maior sensação de satisfação e bem-estar, o que influencia de forma direta na produtividade dos estudantes. Neste sentido, foi realizado um estudo de campo para avaliar o conforto térmico de salas de aula da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB), Distrito Federal (DF), com ventilação natural e condicionamento de ar artificial, a fim de determinar quantas horas de conforto estes ambientes proporcionam ao longo de um ano. Para isso, as salas de aula foram monitoradas em duas épocas do ano distintas por um período de dez dias cada, uma no mês de setembro de 2020, caracterizado como quente-seco, e a segunda no mês de fevereiro de 2021, caracterizado como quente-úmido. Após o levantamento in loco das variáveis ambientais internas por aparelhos de medição específicos, foram feitas simulações computacionais no software Design Builder versão 5.4.0.21, 2018. Com os dados obtidos pelas simulações, foi calculada uma porcentagem de horas de conforto de cada sala em conformidade com os critérios de aceitabilidade da norma ASHRAE 55. A sala ventilada naturalmente proporciona conforto térmico em 84,25% das horas, e as restantes, desconforto por calor. Já a sala condicionada artificialmente, proporciona conforto térmico em 100% das horas, mas apresenta uma renovação de ar insuficiente para a garantia de salubridade ambiental.
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