O impacto da renovação do ar na qualidade interna do ar e no condicionamento térmico de salas de aula
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.4629Palavras-chave:
IAQ, Simulação computacional, Simulação energética, Covid-19, Escolas brasileirasResumo
Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o impacto que a inserção de uma taxa de ventilação constante pode ter na Qualidade Ineterna do Ar (IAQ) e no consumo de energia para condicionamento térmico. O método experimental avalia uma sala de aula padrão brasileira de escolas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE por meio de simulação computacional na cidade de Florianópolis-SC. Adotou-se o programa EnergyPlus inserido no Grasshopper por meio do plugin Honeybee e estabeleceu-se como critérios de avaliação as cargas ideais para condicionamento térmico e um percentual de horas em IAQ. Este critério foi subdividido em 2: Calculadora COVID e concentração de CO₂ em ppm. Por meio da simulação, foi avaliada a inserção de uma taxa de ventilação constante baseada em diretrizes voltadas para o controle da pandemia de COVD-19 (10 L/s para cada pessoa) e a ventilação controlada por demanda (DCV). Os resultados indicam que os cenários de ventilação natural (VN) apresentam menor consumo de energia e o modo misto apresenta os melhores resultados em ambos os critérios. O melhor resultado foi com DCV e somente taxa de ventilação constante pode garantir IAQ 100% do tempo.
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