DESEMPENHO LUMINOSO DE DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO SOLAR TIPO BRISE PARA AMBIENTE ESCOLAR
Palavras-chave:
Iluminação natural, dispositivos de proteção solar, brisesResumo
A pesquisa teve por objetivo avaliar a iluminação natural no interior de edificação escolar no que se refere ao desempenho luminoso obtido com a adoção de duas tipologias de dispositivos de proteção solar do tipo brise. A metodologia foi estruturada considerando a realização de simulações em um ambiente escolar típico localizado na cidade de Vitória-ES (LAT 20° 19' S), adotando os tipos de céus padrões da CIE (Commission Internationale L´aclairage) para as avaliações. A definição da geometria dos brises horizontais foi realizada por intermédio do uso da Carta Solar de Vitória - ES (Brasil), sendo adotados para a orientação Norte, sete brises de maior profundidade (54 cm), e quinze brises de menor profundidade (25cm). Após, foram realizadas simulações computacionais através do software TropLux. Os valores de iluminação natural analisados foram comparados às UDI (Useful Daylight Illuminances), obtidos através da análise de vinte pontos inseridos em uma malha ortogonal no ambiente interno. Os percentuais das UDI foram avaliados para o intervalo entre 8h e 16h para todo o ano e as isocurvas foram analisadas em horários e dias do ano preestabelecidos. A partir da análise dos resultados, foi possível concluir que para a orientação Norte, para todos os tipos de céus analisados, os brises de maior profundidade apresentaram um melhor desempenho em relação aos percentuais das UDI, além de proporcionarem uma maior visão para o ambiente externo, em função da redução na quantidade de placas horizontais.
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