BRISES SOLEIL
DESEMPENHO LUMINOSO EM AMBIENTE ESCOLAR
Palavras-chave:
iluminação natural, dispositivos de proteção solar, brise soleilResumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar o desempenho luminoso de ambientes escolares com e sem a adoção de dispositivo tipo brise soleil, considerando o estudo de caso na cidade de Vitória – ES. A metodologia, construída a partir do uso de simulações computacionais, realizadas no software TropLux em um ambiente escolar previamente selecionado, de geometria retangular, adotando os tipos de céu padrões da CIE (Commission Internationale L´aclairage). A análise foi realizada em pontos específicos do ambiente, em horários e dias do ano pré-estabelecidos. As simulações foram feitas em duas etapas, sendo a primeira com abertura orientada para Norte e Sul, brise horizontal e sem brise; e a segunda com a abertura orientada para Leste e Oeste, brise horizontal (14 lâminas), brise inclinado (7 lâminas) e sem brise. As melhores performances foram para a orientação Norte, sendo que para o Sul constatou-se apenas uma pequena melhoria. Sobre a uniformidade, para os tipos de céu estudados, verificou-se uma melhora nas aberturas orientadas para Norte, havendo insignificante alteração na orientação Sul. Para Leste e Oeste, em céu 12 (claro), o brise inclinado permitiu reduzir pela metade o número de lâminas, possibilitando uma melhor relação do usuário com o ambiente exterior. De uma forma geral, o experimento possibilitou afirmar que os ambientes com brises auxiliaram na redução dos contrastes de luz e, consequentemente, também induzem à melhoria na eficiência energética da edificação, pois possibilitam o melhor aproveitamento da luz natural e a menor necessidade de uso da iluminação artificial.
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