BRISES SOLEIL
DESEMPENHO LUMINOSO EM AMBIENTE ESCOLAR
Palavras-chave:
iluminação natural, dispositivos de proteção solar, brise soleilResumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar o desempenho luminoso de ambientes escolares com e sem a adoção de dispositivo tipo brise soleil, considerando o estudo de caso na cidade de Vitória – ES. A metodologia, construída a partir do uso de simulações computacionais, realizadas no software TropLux em um ambiente escolar previamente selecionado, de geometria retangular, adotando os tipos de céu padrões da CIE (Commission Internationale L´aclairage). A análise foi realizada em pontos específicos do ambiente, em horários e dias do ano pré-estabelecidos. As simulações foram feitas em duas etapas, sendo a primeira com abertura orientada para Norte e Sul, brise horizontal e sem brise; e a segunda com a abertura orientada para Leste e Oeste, brise horizontal (14 lâminas), brise inclinado (7 lâminas) e sem brise. As melhores performances foram para a orientação Norte, sendo que para o Sul constatou-se apenas uma pequena melhoria. Sobre a uniformidade, para os tipos de céu estudados, verificou-se uma melhora nas aberturas orientadas para Norte, havendo insignificante alteração na orientação Sul. Para Leste e Oeste, em céu 12 (claro), o brise inclinado permitiu reduzir pela metade o número de lâminas, possibilitando uma melhor relação do usuário com o ambiente exterior. De uma forma geral, o experimento possibilitou afirmar que os ambientes com brises auxiliaram na redução dos contrastes de luz e, consequentemente, também induzem à melhoria na eficiência energética da edificação, pois possibilitam o melhor aproveitamento da luz natural e a menor necessidade de uso da iluminação artificial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.