MATERIAIS TRANSPARENTES E TRANSLÚCIDOS INOVADORES EM FACHADAS

CONFORTO VISUAL E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFÍCIOS NÃO-RESIDENCIAIS NO BRASIL

Autores

  • João Francisco Walter Costa Universidade de Brasília
  • Cláudia Naves David Amorim Universidade de Brasília

Palavras-chave:

materiais transparentes e translúcidos inovadores, janelas inteligentes, stemas de redirecionamento da luz, eficiência energética

Resumo

Após cinquenta anos da popularização de fachadas envidraçadas em edifícios não-residenciais, o vidro ainda é amplamente empregado na arquitetura contemporânea. Devido aos problemas decorrentes do uso intenso de fachadas envidraçadas, tecnologias de materiais transparentes e translúcidos inovadores foram desenvolvidas desde a década de 1980, como tentativa de resolver os problemas térmicos e luminosos causados pelas superfícies envidraçadas, possibilitando o controle de radiação solar indesejada, sendo uma perspectiva futura para aumento da eficiência energética das edificações. No entanto, ainda há questões relacionadas ao desempenho desses materiais em edifícios não-residenciais no Brasil, considerando aspectos térmicos e lumínicos. Assim, o artigo tem como objetivo apresentar um panorama geral sobre materiais transparentes e translúcidos inovadores empregados em fachadas de edifícios não-residenciais. A principal contribuição do artigo é descrever quais dos materiais apresentados e discutidos podem ser promissores para a utilização em edifícios não-residenciais no contexto brasileiro. Por meio da revisão sistemática de literatura incluindo artigos em periódicos, relatórios, teses e dissertações, discute-se uma visão relativa aos principais materiais inovadores, que se dividem em duas categorias principais: os sistemas de redirecionamento da luz natural e as janelas inteligentes. Identifica-se que o vidro eletrocrômico se destaca em relação às demais janelas inteligentes pela maior capacidade de controle das propriedades de transmissão luminosa e fator solar. Na categoria de sistemas de redirecionamento da luz natural, os componentes óticos micro estruturados são promissores por permitir maior alcance da luz natural na profundidade dos ambientes em relação a outros sistemas. Conclui-se que ainda há poucos estudos de aplicação destes materiais no Brasil e o aprofundamento desta discussão é necessário.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

COSTA, João Francisco Walter; AMORIM, Cláudia Naves David. MATERIAIS TRANSPARENTES E TRANSLÚCIDOS INOVADORES EM FACHADAS: CONFORTO VISUAL E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFÍCIOS NÃO-RESIDENCIAIS NO BRASIL. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2021. Anais [...]. [S. l.], 2021. p. 1733–1742. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4559. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

6. Iluminação Natural e Artificial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)