AVALIAÇÃO DA PRECISÃO DE ALGORITMOS DE PREDIÇÃO DO RUÍDO DE TRÁFEGO
Palabras clave:
Ruído de tráfego, planejamento urbano, poluição sonoraResumen
A poluição sonora já é considerada como a segunda maior fonte de poluição ambiental nos aglomerados urbanos sendo fonte de incômodo, e em certos casos, doenças para a população em geral. A principal fonte de ruído nas cidades é o tráfego rodoviário, sendo este importante para a mobilidade da população e está presente em todas as regiões, centrais e periféricas. O planejamento urbano possibilita a organização das cidades, e neste caso, agrega uma melhora na convivência da população com a poluição sonora. Os mapas acústicos são uma ferramenta útil para o planejamento urbano, mas não são acessíveis a todos devido ao custo e complexidade de conhecimento necessário para sua utilização. Uma alternativa são os algoritmos matemáticos obtidos na literatura, e portanto livres para o uso, que simulam o ruído de tráfego. Mas estes podem estar desatualizados e não representarem a realidade brasileira. Este trabalho tem por objetivo avaliar a precisão de um grupo de algoritmos na realizada brasileira de trafego rodoviário. Foram utilizados dados de medição de oito trabalhos totalizando 213 medições em várias partes do Brasil. Os resultados obtidos indicam que não há uma boa precisão nos resultados com uma variação de precisão com o aumento ou redução no volume de tráfego e velocidade. Foram testados índices de correção que possibilitaram uma precisão de 93% dos resultados.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.