AVALIAÇÃO DE INTELIGIBILIDADE EM SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA IDENTIFICAÇÃO DAS CONDIÇÕES ACÚSTICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS EM SANTA MARIA – RS

Autores/as

  • Viviane S.G. Melo Universidade Federal de Santa Maria
  • Yuri M. Pinheiro Bolsista FIEX 2018, Aluno do curso de Engenharia Acústica
  • João V.G. Paes Bolsista FIEX 2018, Aluno do curso de Engenharia Acústica

Palabras clave:

inteligibilidade, acústica de salas, qualidade acústica, aurilização

Resumen

Este artigo reporta um estudo, utilizando testes de articulação, para a avaliação de inteligibilidade da fala em salas de aula a fim de avaliar as condições acústicas em salas de aula de escolas públicas sediadas no município de Santa Maria. O tema desenvolvido envolve a qualidade acústica de salas de aula e o desenvolvimento de novas metodologias em ensaios de acústica para o ajuste adequado dos ambientes de ensino. Propõe-se a avaliação da inteligibilidade a partir do levantamento das respostas impulsivas biauriculares nas salas. O sinal sonoro adotado é a varredura em frequência. Para a emissão do sinal sonoro, é utilizada uma fonte onidirecional e, como receptor, uma cabeça artificial, responsável pela gravação dos sinais biauriculares. A partir dos sinais obtidos nas medições, são calculados os parâmetros acústicos das salas de aula e realizado um procedimento de processamento de sinais para a geração de aurilizações. Essas aurilizações são, em seguida, testadas em crianças por meio de fones de ouvido. De acordo com os resultados, a maioria das salas possui um tempo de reverberação próximo do adequado para a fala, mas apresenta isolamento insuficiente para o conjunto paredes e esquadrias, possibilitando a interferência do ruído de fundo vindo do ambiente externo.

Publicado

2023-10-02

Cómo citar

MELO, Viviane S.G.; PINHEIRO, Yuri M.; PAES, João V.G. AVALIAÇÃO DE INTELIGIBILIDADE EM SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA IDENTIFICAÇÃO DAS CONDIÇÕES ACÚSTICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS EM SANTA MARIA – RS. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 132–141. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3833. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

1. Acústica Arquitetônica e Urbana

Artículos más leídos del mismo autor/a