AVALIAÇÃO DE INTELIGIBILIDADE EM SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA IDENTIFICAÇÃO DAS CONDIÇÕES ACÚSTICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS EM SANTA MARIA – RS
Palavras-chave:
inteligibilidade, acústica de salas, qualidade acústica, aurilizaçãoResumo
Este artigo reporta um estudo, utilizando testes de articulação, para a avaliação de inteligibilidade da fala em salas de aula a fim de avaliar as condições acústicas em salas de aula de escolas públicas sediadas no município de Santa Maria. O tema desenvolvido envolve a qualidade acústica de salas de aula e o desenvolvimento de novas metodologias em ensaios de acústica para o ajuste adequado dos ambientes de ensino. Propõe-se a avaliação da inteligibilidade a partir do levantamento das respostas impulsivas biauriculares nas salas. O sinal sonoro adotado é a varredura em frequência. Para a emissão do sinal sonoro, é utilizada uma fonte onidirecional e, como receptor, uma cabeça artificial, responsável pela gravação dos sinais biauriculares. A partir dos sinais obtidos nas medições, são calculados os parâmetros acústicos das salas de aula e realizado um procedimento de processamento de sinais para a geração de aurilizações. Essas aurilizações são, em seguida, testadas em crianças por meio de fones de ouvido. De acordo com os resultados, a maioria das salas possui um tempo de reverberação próximo do adequado para a fala, mas apresenta isolamento insuficiente para o conjunto paredes e esquadrias, possibilitando a interferência do ruído de fundo vindo do ambiente externo.
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