Iluminação em salas de aula de ensino fundamental

medições, simulação e entrevistas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.4065

Palabras clave:

Iluminação natural, Escolas, Simulação computacional

Resumen

A análise sobre a iluminação de um ambiente é mais abrangente se, além do levantamento das condições ambientais, a percepção dos usuários for considerada. Assim, a pesquisa relatada neste artigo teve como objetivo confrontar e analisar dados de iluminância em salas de aula, obtidos através de medições e simulação computacional da iluminação natural, com a percepção de conforto visual relatada por alunos com idade entre 8 e 11 anos, no clima quente e úmido.  O método adotado integra levantamento de campo, simulação computacional da iluminação com o programa Apolux e aplicação de questionários com alunos na faixa etária de 8 a 11 anos. A faixa etária escolhida corresponde a alunos do ensino fundamental, com habilidade de leitura e escrita. Sobre os resultados destaca-se: a) a grande maioria dos alunos considera a sala de aula clara ou muito clara (menor percentual foi de 53%); b) relatos frequentes de dificuldade em enxergar informações no quadro e sobre a mesa decorrem da incidência de sol, seguido pela observação de iluminação insuficiente; c) os resultados obtidos com os questionários convergem com os dados da simulação, a escola onde  89% dos alunos percebe a sala como “clara ou muito clara” coincide com maiores iluminâncias; d) reflexos sobre o quadro também são problemas apontados com mais frequência nos ambientes onde as iluminâncias são maiores.

Biografía del autor/a

Solange Maria Leder, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Engenharia Civil. Docente no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba.

Tainá Gomes dos Santos

Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal da Paraíba. Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Campina Grande.

Luana Maria de Medeiros Quirino

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal da Paraíba.

Citas

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Publicado

2023-10-26

Cómo citar

LEDER, Solange Maria; SANTOS, Tainá Gomes dos; QUIRINO, Luana Maria de Medeiros. Iluminação em salas de aula de ensino fundamental: medições, simulação e entrevistas. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.4065. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4065. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

6. Iluminação Natural e Artificial

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