Efeito da espécie Hedera Helix no comportamento térmico de paredes em clima quente e seco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.4078

Palabras clave:

jardim vertical, redução de temperatura, influência térmica, microclima

Resumen

A infraestrutura verde está conceituada entre um dos elementos da qualidade ambiental incorporado na construção civil para o desenvolvimento sustentável. Dentre elas, o jardim vertical se destaca enquanto estratégia bioclimática capaz de reduzir o consumo energético e amenizar temperaturas significantes de um edifício enquanto mitigatórias das mudanças climáticas. A tipologia da fachada verde equivale a um sistema constituído de um tipo de vegetação que percorrem as paredes. Nesse contexto, este artigo objetivou analisar o efeito da espécie Hedera Helix, popularmente denominada Falsa Hera, no desempenho térmico de paredes em clima quente e seco. Para tanto, foi realizada pesquisa experimental em uma clínica de saúde na cidade de Piripiri-PI. O método adotado foi de caráter exploratório a partir de coleta de dados in loco, com a presença de paredes verde, externa e interna à edificação, voltada para oeste. Foi realizado monitoramento da temperatura superficial da parede oeste da clínica, com a presença e ausência da espécie vegetal, em 04 horários por dia, durante 04 dias no período de verão. Os resultados obtidos mostraram a relevância da espécie Hedera Helix na minimização dos ganhos térmicos em até 5°C para a geração de conforto térmico no ambiente interno. Na face externa do muro obteve uma redução de 6°C quando há a presença da espécie vegetal.

Biografía del autor/a

Mariana Lima Vieira, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo– Dinâmicas do Espaço Habitado (PPGAU/DEHA) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (FAU/UFAL).

Ricardo Victor Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFAL).

Publicado

2023-10-26

Cómo citar

VIEIRA, Mariana Lima; BARBOSA, Ricardo Victor Rodrigues. Efeito da espécie Hedera Helix no comportamento térmico de paredes em clima quente e seco. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.4078. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4078. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

4. Desempenho Térmico do Ambiente Construído

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>