O USO DA ILUMINAÇÃO NATURAL COMO DIRETRIZ NOS PROJETOS DE ARQUITETURA ESCOLAR

Autores/as

  • André Luiz de Souza Silva UFPE
  • Jaucele Azerêdo Universidade Federal de Pernambuco

Palabras clave:

iluminação natural, arquitetura escolar, conforto lumínico

Resumen

A iluminação natural faz parte do ciclo de vida do ser humano, podendo ser estudada e compreendida sob aspectos físicos, fisiológicos, psicológicos, arquitetônicos e/ou estéticos. O presente trabalho tratou de um estudo acerca do uso da iluminação natural como elemento-chave para a obtenção do conforto lumínico na arquitetura escolar, investigando possibilidades de otimização de seu uso, mais precisamente, em ambientes de salas de aula. Foi realizado um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE / Campus Recife. Neste estudo, foram analisadas as condições de iluminação, a partir de medições dos níveis de iluminamento natural e artificial no interior de salas de aula e em pontos a sua proximidade – circulação e jardim interno. Comprovou-se a ineficiência da utilização apenas da iluminação natural nas salas de aula do bloco “B”, havendo a demanda pela iluminação artificial para se obter os níveis de iluminação necessários à realização de atividades. Ressalta-se a necessidade de considerar o estudo da iluminação natural ainda em fase de projeto arquitetônico. Para tanto, foram propostas algumas intervenções arquitetônicas que visam otimizar a iluminação natural interna das salas de aula, visando ao conforto lumínico dos usuários e à eficiência energética.

Publicado

2023-10-02

Cómo citar

SILVA, André Luiz de Souza; AZERÊDO, Jaucele. O USO DA ILUMINAÇÃO NATURAL COMO DIRETRIZ NOS PROJETOS DE ARQUITETURA ESCOLAR. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 2876–2885. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4357. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

6. Iluminação Natural e Artificial