CERTIFICAÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE ESCOLA MUNICIPAL (OU PÚBLICA) NO SUL DO BRASIL
Palavras-chave:
RTQ-C, Escolas, Certificação energética, Eficiência energéticaResumo
As certificações energéticas têm a finalidade de melhorar o consumo energético das edificações, sejam elas residenciais, de serviços ou públicas. Quando se trata de espaços de ensino, percebe-se que a concepção destas edificações encontra certos desafios, como, apresentar um desempenho térmico adequado. Desta forma, fica evidente a importância de um projeto visando estratégias de eficiência energética, porque além do sistema construtivo, posição solar, os usuários são agentes fundamentais para a conservação e uso racional da energia. Baseado nestes conceitos, o presente artigo tem como objetivo a análise da eficiência energética da Escola Municipal Dom José Gomes, na cidade de Passo Fundo – RS, a partir da certificação energética Procel Edifica. O método utilizado para a certificação está de acordo com o Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C), que foi elaborado pelo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) em parceria com entidades do setor e instituições de ensino superior. Após a análise detalhada do sistema da envoltória, iluminação e ar condicionado, a partir dos requisitos de classificação do RTQ-C, foi constatado que a edificação se enquadra como: nível “D” de eficiência energética de acordo com a pontuação final. Esse resultado foi obtido em função dos valores de transmitância térmica das paredes e cobertura serem superiores aos limites de classificação definidos pelo RTQ-C, assim como, o sistema de iluminação não atende aos pré-requisitos. Com base nos resultados apresentados foram sugeridas melhorias com o intuito de alcançar melhor nível de certificação energética da edificação.
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