CERTIFICAÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE ESCOLA MUNICIPAL (OU PÚBLICA) NO SUL DO BRASIL
Palavras-chave:
RTQ-C, Escolas, Certificação energética, Eficiência energéticaResumo
As certificações energéticas têm a finalidade de melhorar o consumo energético das edificações, sejam elas residenciais, de serviços ou públicas. Quando se trata de espaços de ensino, percebe-se que a concepção destas edificações encontra certos desafios, como, apresentar um desempenho térmico adequado. Desta forma, fica evidente a importância de um projeto visando estratégias de eficiência energética, porque além do sistema construtivo, posição solar, os usuários são agentes fundamentais para a conservação e uso racional da energia. Baseado nestes conceitos, o presente artigo tem como objetivo a análise da eficiência energética da Escola Municipal Dom José Gomes, na cidade de Passo Fundo – RS, a partir da certificação energética Procel Edifica. O método utilizado para a certificação está de acordo com o Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C), que foi elaborado pelo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) em parceria com entidades do setor e instituições de ensino superior. Após a análise detalhada do sistema da envoltória, iluminação e ar condicionado, a partir dos requisitos de classificação do RTQ-C, foi constatado que a edificação se enquadra como: nível “D” de eficiência energética de acordo com a pontuação final. Esse resultado foi obtido em função dos valores de transmitância térmica das paredes e cobertura serem superiores aos limites de classificação definidos pelo RTQ-C, assim como, o sistema de iluminação não atende aos pré-requisitos. Com base nos resultados apresentados foram sugeridas melhorias com o intuito de alcançar melhor nível de certificação energética da edificação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.