ANÁLISE DE DESEMPENHO LUMINOSO DE SALAS DE AULA

Autores

  • Tatiana Paula Alves Centro Universitário UNA
  • Wellington Guilherme Ribeiro de Assis Centro Universitário UNA
  • Lucas Teixeira da Silva Centro Universitário UNA
  • Aureliana Karen Rodrigues Amancio Centro Universitário UNA

Palavras-chave:

iluminação artificial, desempenho luminoso, simulação computacional

Resumo

O conhecimento do desempenho luminoso de um ambiente é uma importante ferramenta para o desenvolvimento de estratégias futuras de melhoria do sistema de iluminação. O objetivo principal deste estudo foi analisar o desempenho luminoso do conjunto de salas de aula do edifício de ensino superior UnaLiberdade, em Belo Horizonte, MG. O procedimento metodológico proposto percorre os seguintes passos: levantamento de dados, elaboração de diagnóstico do sistema de iluminação artificial atual em relação ao atendimento dos critérios de iluminância mantida e uniformidade da NBR ISO/CIE 8995-1, elaboração da proposta de ajuste do sistema de iluminação artificial e identificação do desempenho energético do sistema de iluminação atual e da proposta de adequação. Os resultados obtidos indicam que nenhuma das salas estudadas atenderam aos critérios de norma analisados. Os resultados mostram ainda a possibilidade de adequação e melhoria do sistema através da padronização das lâmpadas, da introdução de luminárias e da redistribuição das mesmas no ambiente. No entanto, os resultados também evidenciam que para uma efetiva melhoria da performance energética do sistema de iluminação é necessário a incorporação de iniciativas de integração entre os sistemas de iluminação artificial e natural.

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Publicado

2023-10-02

Como Citar

ALVES, Tatiana Paula; ASSIS, Wellington Guilherme Ribeiro de; SILVA, Lucas Teixeira da; AMANCIO, Aureliana Karen Rodrigues. ANÁLISE DE DESEMPENHO LUMINOSO DE SALAS DE AULA. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 3222–3227. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4411. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

8. Práticas didáticas em Conforto Ambiental e Ergonômico e Qualidade Ambiental

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