ENSINO E A PRÁTICA DO CONFORTO AMBIENTAL APLICADO AO PROJETO DE ARQUITETURA EM PALMAS
Palavras-chave:
Ensino de Projeto, Prática do Projeto, Conforto Ambiental, Projeto de Arquitetura, Simulação ComputacionalResumo
O objetivo deste artigo é apresentar como tem se desenvolvido, nos egressos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins, a relação entre o ensino e a prática das disciplinas de conforto ambiental na elaboração dos projetos de arquitetura em Palmas - TO, por meio do uso de recursos digitais ensinados no curso. Para tal foi realizado um estudo sobre o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) (2013), levantamento sobre as solicitações do clima urbano em Palmas e as principais diretrizes para soluções de conforto ambiental. Ainda, foi aplicado um questionário entre os arquitetos e urbanistas em atuação em Palmas para levantar a percepção dos profissionais sobre o ensino e a prática do conforto ambiental aplicado ao projeto. Entre as respostas, foram selecionadas para análise que se segue somente aquelas oriundas de egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins. Nesta análise foi possível observar uma tendência positiva de crescimento da aplicação dos conteúdos relacionados ao conforto ambiental ao projeto de arquitetura e principalmente o uso de ferramentas digitais de modelagem e simulação da insolação e sombreamento, bem como à formalização do ensino delas no novo PPC do curso.
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