Experiência didática em BIM no curso de Engenharia Civil do IF-TO Campus Palmas

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Modelagem, Interoperabilidade, Colaboração, Compatibilização, Planejamento, BIM, Blockchain

Resumo

O ensino de determinadas tecnologias, com destaque para as da área de construção civil, ocorre não só em função dos avanços tecnológicos, mas devido ao apelo das demandas de mercado. Succar (2009) esclarece que a tecnologia BIM - Building Information Modeling - não deve ser tratada como uma disciplina especifica dentre as demais dos cursos de engenharia civil ou arquitetura. Cursos de especialização em BIM são uma tentativa de suprir as deficiências da graduação, mas a condição ideal para o ensino da tecnologia BIM seria a inserção em todas as disciplinas inter-relacionadas da graduação, entre as quais aquelas que caracterizam as diversas etapas da cadeia produtiva, tais como: o planejamento, a elaboração dos projetos, a previsão dos custos, a execução das obras, o comissionamento e pós-ocupação. No Curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO - Campus Palmas, três trabalhos de conclusão de curso – TCC – apresentados em 2019, caracterizam as primeiras experiências didáticas oficiais acerca do BIM. A tecnologia BIM se apresenta como uma importante ferramenta para contribuir no desenvolvimento de projetos para a construção civil auxiliando na compatibilização de projetos através da modelagem 3D, das análises de interferências, da modelagem paramétrica que auxilia na melhoria do fluxo de informações entre os profissionais ao longo de todo o fluxo de trabalho e da interoperabilidade. Assim, no primeiro TCC apresentado o objetivo do aluno era utilizar o BIM como uma ferramenta de elaboração de projetos, aliado aos conceitos de gerenciamento de projetos do PMBOK® - Project Management Body of Knoledge - e a verificação das contribuições da união desses conceitos no que se refere às áreas de conhecimento definidas pelo triangulo de restrições: Escopo, Custo e Prazo. O Guia PMBOK® é um importante conjunto de práticas no âmbito de gestão de projetos. No segundo TCC, o aluno utilizou um edifício institucional como objeto de estudo, do qual os projetos obtidos em CAD foram remodelados em um software BIM. Foram elencadas da literatura as interferências mais recorrentes entre as disciplinas de arquitetura, estruturas e instalações hidrossanitárias, as quais deram subsídio para a elaboração de um roteiro para a realização da detecção automática de interferências (clash detection), com a utilização do software de revisão de projetos Navisworks. O estudo permitiu a identificação de 1843 interferências entre as concepções, das quais, algumas foram detectadas ainda durante a modelagem e a maior parte (92,4%), por meio da detecção automática de interferências. No terceiro TCC, o aluno descreveu uma proposta para inserir a tecnologia blockchain no fluxo de trabalho de projetos com o uso da tecnologia BIM. À medida que a adoção da tecnologia BIM evolui, preocupações relacionadas à confiança, autoria e responsabilidade começam a surgir. A tecnologia blockchain permite que informações importantes sejam registradas sem a possibilidade de modificações. A pesquisa investigou a potencial integração entre as duas tecnologias (BIM e blockchain) a partir da simulação de um fluxo de trabalho em tecnologia BIM com o uso de uma ferramenta notarial de código aberto baseada no protocolo blockchain Ethereum. O potencial custo operacional foi analisado e comparado a uma metodologia analógica com o emprego de atas notariais. Os resultados mostraram que o software de blockchain escolhido pode ser usado na tecnologia BIM, e que a alta frequência de troca de informações em BIM pode afetar os custos operacionais. Diante do desenvolvimento destes três trabalhos, compreendemos que os alunos ao final do curso aproximam-se das demandas de mercado e, talvez por isso, no caso da Engenharia Civil do IF-TO, tenham despertado para a tecnologia BIM neste período do Curso, caracterizando assim, a nossa experiência didática na área.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

EASTMAN, Chuck; TEICHOLZ, Paul; SACKS, Rafael; KATHLEEN, Liston. Manual do BIM: um guia de modelagem da informação da construção para arquitetos, engenheiros, gerentes, construtores e incorporadores. Tradução: Cervantes Gonçalves Ayres Flho [et al.]. Revisão Técnica: Eduardo Toledo Santos. Porto Alegre: Bookman, 2014.

GUIA PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

SUCCAR, Bilal. Building information modelling framework: A research and delivery foundation for industry stakeholders. Automation in Construction, v. 18, n. 3, p. 357–375, 2009.


Downloads

Publicado

2019-11-21

Como Citar

VIANNA, Elen Oliveira; SOUZA, Virley Lemos de; PEDROSO, Gilson Marafiga. Experiência didática em BIM no curso de Engenharia Civil do IF-TO Campus Palmas. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/275. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Pesquisas com impacto potencial no ensino de BIM

Artigos Semelhantes

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.