Experiência de Ensino em BIM

representação gráfica de projeto de arquitetura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3452

Palavras-chave:

Ensino, Representação Gráfica, BIM

Resumo

A crescente incorporação do BIM nas matrizes curriculares de cursos universitários é uma demanda necessária para acompanhar o cenário do mercado de trabalho, especialmente da Arquitetura e Engenharia Civil (Ruschel et al., 2013). Neste sentido, o presente ensaio objetiva-se por apresentar uma experiência de ensino em BIM realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em disciplina ministrada no 2° semestre do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo. O estudo enquadra-se no tema Experiência de ensino-aprendizagem em BIM realizadas, e foi realizado na disciplina Representação Gráfica I do curso de Arquitetura e Urbanismo, com a participação de 60 alunos de graduação de quarto turmas no segundo semestre de 2022. A disciplina tem por objetivo capacitar os estudantes na representação, leitura e reprodução dos principais elementos que comparecem em um projeto arquitetônico, - dando-lhes plenas condições para representar as ideias construtivas na sequência da formação profissional - assim como na utilização de aplicativos computacionais com ênfase na graficação de projetos. Trata-se de uma disciplina eletiva de 6 créditos, de caráter teórico-prática, com o aporte teórico apresentado através de aulas expositivas que subsidiam os exercícios propostos; e, no que tange ao aporte prático, são elaborados exercícios que se concentram na utilização de três ferramentas em momentos distintos: à mão livre e às ferramentas computacionais CAD e BIM. Na primeira etapa, através de croqui, apreende-se as questões normativas e na aplicação sobre a representação gráfica dos projetos arquitetônicos. A segunda e terceira etapas concentram-se na representação de projeto arquitetônico de edifício de pequeno porte, através da apresentação dos materiais gráficos 2D (plantas baixas, elevações e cortes), sendo que apenas na etapa 3 também foram executadas imagens 3D. As aulas expositivas foram apoiadas por material audiovisual previamente gravado, disponibilizado em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) institucional (MOODLE) e no canal da disciplina no YOUTUBE (https://www.youtube.com/channel/UCc2BDy7iC6h_3QWzVX_skAQ).

O software escolhido para apreciação da ferramenta computacional BIM foi o “Archicad” e sua escolha foi, principalmente, pela licença que a Universidade possui para sua utilização. Adotou-se o método de oficina dirigida - “workshop”-, com aulas expositivas e material de apoio – vídeos e tutoriais - disponibilizados em ambiente virtual de aprendizagem institucional (Moodle). Os vídeos ficaram disponibilizados, também, em canal do “Youtube”: Representação Gráfica I, desenvolvido para suporte das aulas ministradas. No semestre 2022/2 foi proposta a modelagem de uma edificação unifamiliar, projetada pelo escritório Galeria Arquitetos, denominada Casa Brooklin. Projetada em 2008, com 166m², em São Paulo, a casa se localiza em um terreno alongado e é proposta em dois volumes: na frente, a casa propriamente dita; nos fundos, uma edícula. A configuração se torna atrativa, considerando a proporção das edificações de pequena escala, além das variantes consideradas interessantes para o aprendizado de diversos elementos, tais como: escadas, layout de ambientes, áreas externas e a construção em si. O exercício em Archicad contou com três etapas - modelagem, documentação e publicação, dividido em sete aulas presenciais e uma EAD. Na primeira aula foram apresentadas a interface do software e configurações gerais. Também foi disponibilizada uma lista de atalhos dos principais comandos. A modelagem propriamente dita iniciou com a marcação dos eixos compositivos do projeto, utilizando a ferramenta linhas-guias. Utilizando de linhas-guias como referência, foram traçadas as paredes das plantas baixas dos dois pavimentos. Cabe ressaltar que o template fornecido possuiu paredes de estrutura composta modeladas conforme as necessidades da representação gráfica da edificação para o exercício. Da mesma forma, foram fornecidas as configurações de lajes, vigas e pilares. Quanto às esquadrias, escada e fechamentos, também foram modelados previamente, e disponibilizados no arquivo template. Por fim, foram gerados os documentos 2D, uma vista da planta de localização, duas vistas das plantas baixas dos pavimentos térreo e superior, três cortes (longitudinal e transversais) e duas fachadas (frontal e lateral) na escala de 1:50. Tais vistas são dispostas em pranchas disponibilizadas pela disciplina.

A impressão em modo PDF (Portable Document Format) foi primordial para averiguar, especialmente, as espessuras das linhas, pois, assim como observado em semestres anteriores, ressente-se de maior atenção sobre as demandas gráficas, principalmente em 2D. Neste sentido, consideram-se, ainda, pertinentes para revisão e aprimoramento os pontos que passam pela organização da representação em termos da expressão gráfica coerente com as especificações da norma: as espessuras e tipos de linhas, a representação de escadas e elementos de vedação, assim como textos, símbolos e especificações devem ser coordenados pelas sobreposições gráficas de modo a tornar o projeto arquitetônico inteligível perante a NBr6492. Entende-se que a experiência da disciplina no ensino da ferramenta BIM é um “work in progress”, pois a cada novo semestre são identificadas novas necessidades ou possibilidades de utilização e revisão. Esta publicação não tem o intuito de identificar a melhor abordagem, mas incitar o pensamento crítico sobre o ensino do BIM nas universidades. Para o futuro pretende-se aprimorar a modelagem em Archicad, inserindo representações gráficas em outras escalas, como 1:100 e representações 3D, como diagramas e cortes perspectivados.

 

 

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Cassandra Salton Coradin , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Arquitetura pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura. Professora do Departamento de Arquitetura. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil. 

Monika Maria Stumpp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Arquitetura pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura. Professora do Departamento de Arquitetura. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil. 

Referências

RUSCHEL, R. C.; ANDRADE, M. L. V. X. de; MORAIS, M. de. O ensino de BIM no Brasil: onde estamos?. Ambiente Construído, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 151–165, 2013.

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Publicado

02/11/2023

Como Citar

CORADIN, C. S. .; STUMPP, M. M. Experiência de Ensino em BIM: representação gráfica de projeto de arquitetura . In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3452. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3452. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas