Aplicação do BIM no ensino de projeto de arquitetura educacional na Universidade Federal de Roraima

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3483

Palavras-chave:

BIM, Projeto de Arquitetura, Ensino, UFRR

Resumo

O avanço das tecnologias computacionais relacionadas ao processo Building Information Modeling – BIM – tem estimulado a aplicação da plataforma por meio de ferramentas de apoio ao ensino de projeto de arquitetura, assim como em outras disciplinas, desde a graduação, o que demanda amplo debate sobre a aplicação do BIM no ensino (Lopes, 2022). Com a experiência docente no curso de Arquitetura e Urbanismo, mais especificamente, na área de Projeto de Arquitetura, pôde-se perceber a evolução na aplicação do conceito BIM nas salas de aula. O texto tem como objetivo relatar e discutir a experiência de aplicação do BIM, desenvolvida em 2022, na disciplina de Projeto de Arquitetura Educacional do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Como estratégia, foi proposto observar e avaliar o processo de projeto com as ferramentas BIM, assim como adotar o software BIMcollabZOOM[1] para análise e visualização dos arquivos, contribuindo como instrumento de interlocução com os alunos e avaliação dos projetos arquitetônicos. A metodologia adotada pode ser caracterizada como: (i) descritiva bibliográfica - propôs descrever a experiência do uso do BIM no ensino e buscar informações em fontes bibliográficas de referência; (ii) qualitativa - destinado a coleta de dados e interpretação dos resultados do uso do BIM na prática de projeto em sala de aula. Na primeira etapa da atividade, destinada à concepção do partido arquitetônico e estudos de setorização, recomendou-se que fosse desenvolvida a mão, a nível de rabiscos e croquis, por ser uma etapa de maior liberdade no projeto e facilitar os ajustes. Definido o partido arquitetônico, ficou estabelecido que o aluno podia escolher livremente o software BIM que atendesse às suas necessidades projetuais, assim, pôde-se dar início à modelagem do objeto de estudo BIM com as condicionantes do programa de necessidades estabelecido. Ao final do processo, o material foi entregue com extensão IFC[2] e visualizado pelo BIMcollabZOOM. Sendo o IFC um formato que garante a interoperabilidade e, neste caso, viabilizou a avaliação dos modelos pelo professor, mesmo com arquivos gerados por diferentes softwares da plataforma BIM (ZIGURAT, 2019). A proposta foi de que o aluno, em cada etapa do processo projetual pudesse ter um modelo de informações paramétricas do objeto arquitetônico e seus elementos construtivos, podendo trabalhar desde os conceitos iniciais do projeto até a proposta final: incluindo partido arquitetônico, entorno, condicionantes climáticas, espacialidade, volumetria, materialidades, acessibilidade e ergonomia, com vistas ao desenvolvimento até o nível de Ante- projeto (SOUTO, 2020). A disciplina de Projeto Arquitetônico Educacional encontra-se inserida no quinto período da grade curricular do curso, no Núcleo de conhecimentos profissionais destinadas à formação da identidade profissional (DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO-UFRR, 2017).

Cada aluno trabalhou individualmente no semestre 2022.2, que foi proposto como tema, uma creche localizada no Campus Universitário da UFRR, tendo como público alvo, os filhos dos funcionários. O aluno foi incentivado a trabalhar sua proposta através da associação de desenhos à mão e no computador, utilizando o conceito BIM através de softwares específicos de escolha do aluno. O aluno entregou seu arquivo do trabalho final em uma pasta criada e compartilhada pelo professor no Google Drive, contendo o modelo paramétrico em IFC, os documentos técnicos (pranchas) em PDF e o memorial descritivo em DOCX. Pode-se observar a porcentagem de uso do software BIM no desenvolvimento do tema, para um total de 26 alunos na turma: 42% utilizaram o Revit, seguidamente com 38% o ArchiCAD e finalmente destaca-se o uso do Sketchup e AutoCAD com 12% e 8% respectivamente, sendo que, os dois últimos programas não trabalham o conceito BIM, mas foram aceitos para efeito de avaliação, já que na ementa da disciplina não obriga o aluno ao uso de determinado software BIM no processo de aprendizagem. O processo de desenvolvimento do projeto dispôs de análises do entorno, visita in-loco ao terreno, análises bioclimáticas, análises de fluxo viário, normativas, organograma, zoneamento e volumetria. Como resultado final para avaliação o aluno entregou: (i) arquivo do trabalho final (modelo 3D) salvo em formato IFC, garantindo a interoperabilidade com o modelo para ser avaliado pelo professor; (ii) planta de situação, planta de locação, planta geral, planta de cobertura, cortes, fachada e memorial descritivo arquitetônico, destaca-se a importância de demonstrar os elementos construtivos da proposta, assim como os materiais aplicados, organização espacial e paisagismo. O uso do BIMcollab ZOOM (Versão Educacional 6.2-2022) -IFC, para avaliação do modelo paramétrico, foi o escolhido pela interface amigável e fácil de trabalhar, que permite visualização geral do modelo BIM, seja em perspectiva ou vista ortográfica. A ferramenta permite salvar as observações o que garante a interlocução com os alunos a partir de anotações e comentários.

Como principal limitação na aplicação do BIM no ensino do projeto de arquitetura observou-se a falta de conhecimento do software BIM ao nível médio por parte do aluno, o qual criou limitações para sua proposta. Como recurso, atualmente na revisão do PPC[3]DAU-UFRR do curso está sendo acrescentada uma nova disciplina para o ensino do BIM no segundo semestre da graduação. Outra limitação seria que em alguns casos o aluno não tem o conhecimento complementar de outras matérias como estruturas e construção para criar um modelo 3D mais real. A aplicação do processo BIM na avaliação de projetos arquitetônicos na graduação é possível com os avanços computacionais, resultando em espaços positivos na avaliação geral da turma de projeto arquitetônico educacional. O conceito BIM facilitou todo o processo projetual, na sala de aula, cabe ao professor acompanhar essas mudanças e ao aluno ficar atento às tecnologias. Este, será um tema a ser ajustado e discutido constantemente pelo meio acadêmico em futuras pesquisas.

 

[1] BIMcollab ZOOM – É um visualizador de modelos BIM integrada nos fluxos de trabalho de gerenciamento de problemas e ajuda a encontrar falhas de informações.

[2] IFC- Industry Foundation Classes é um formato de arquivo neutro e aberto e permite a interoperabilidade em projetos dentro de um fluxo de trabalho BIM <https://www.construagil.com.br/post/o-ifc-%C3%A9-muito-mais-que-um-formato-de-arquivo>.

[3] PPC – Plano Pedagógico do Curso do Departamento de Arquitetura e Urbanismo-UFRR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Teodoro Olivares , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrado em Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro. RJ,Brasil

Aline Calazans Marques, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências em Arquitetura. Universidade Federal do Rio de Janeiro. RJ. Brasil

Leopoldo Eurico Gonçalves Bastos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Engeharia Mecanica. Universidade Federal do Rio de Janeiro. RJ. Brasil

Referências

DAU - DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO – Universidade Federal de Roraima (DAU – UFRR), Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Boa Vista, 2017.

DNIT - DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES. Conceito BIM, 09 de março de 2021. Disponível em: < https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/planejamento-e-pesquisa/bim-no-dnit/o-que-e-o-bim>. Acesso em: 15 de janeiro de 2023.

LOPES, Rudner Fabiano. BIM NO ENSINO: ganhos e impasses. 2022. 210p. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Escola de Arquitetura-Universidade Federal de Minas Gerais.

SOUTO, A.E; CONTO, V. ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROJETO ARQUITETÔNICO Os meios analógicos, digitais e sua relação na formação e atuação do arquiteto. Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade-PIXO, Rio Grande do Sul, v. 4, n. 15, p. 100-121, Primavera de 2020.

ZIGURAT. IFC e Interoperabilidade BIM. ZIGURAT/Global Institute of Technology, 04 de abril de 2019. Disponível em: <https://www.e-zigurat.com/blog/pt-br/ifc-e-interoperabilidade-bim/>. Acesso em: 20 de dez. de 2022.

Downloads

Publicado

02/11/2023

Como Citar

OLIVARES , C. T.; MARQUES, A. C. .; BASTOS, L. E. G. Aplicação do BIM no ensino de projeto de arquitetura educacional na Universidade Federal de Roraima. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3483. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3483. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.