O planejamento do ensino de BIM na disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura II do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRRJ

Autores/as

Palabras clave:

Ensino, Modelagem, Projeto, Treinamento, Disciplina de Graduação, BIM

Resumen

Como atores do campo político na formação de graduados em Arquitetura e Urbanismo, relata-se neste texto, a experiência didática de introdução do paradigma BIM desde 2018 no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Visou-se a formação de profissionais capazes de atuar no campo do processo (SUCCAR, 2013) com competência de domínio (técnica) e de execução (software tools) (SUCCAR, 2014). Buscando estratégias efetivas para acelerar a difusão, adoção e amadurecimento do BIM, realizou-se estudos para a reforma curricular com base na metodologia de Checcucci (2014). Com a inserção do ensino de BIM na disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura II (IT828), agregou-se conhecimentos trabalhados em Tecnologia da Construção (IT836, IT837, IT838), visando a modelagem tridimensional, automação de detalhamento, quantitativos e visualização 3D. Nos encontramos no nível de maturidade/estágio 1 (object-based modelling), devido à falta de capacitação dos docentes e impossibilidade de criação de ateliês de projeto integrado à curto prazo. Vislumbra-se implantar o estágio 2 (model-based collaboration), com a implementação da reforma curricular, por meio da inserção do BIM em atividades de integração disciplinar nos ateliês de projeto: (1) Conforto higrotérmico - 3º período com a sistematização das informações sobre materiais e elementos construtivos; (2) Composição e Modelagem das Estruturas - 4º período introduzindo a modelagem de elementos estruturais; (3) Gerenciamento do projeto e construção - 5º período  compatibilização do projeto, orçamentação e planejamento da construção; (4) Modelagem Digital – 6º período considerando a colaboração baseada em modelo, compartilhamento de informações e intercâmbio entre disciplinas; (5) Atividades projetuais específicas com integração (network-based integration). O planejamento do conteúdo teórico e atividades práticas da disciplina IT828 levou em consideração: (a) Projeto Pedagógico e Ementa da disciplina; (b) Integração dos conhecimentos sobre BIM e Tecnologia da construção; (c) Pesquisa de produtos certificados; (d) Definição de competências individuais (IBC): utilização de ferramenta BIM, pesquisa e sistematização das informações sobre a construção (SUCCAR, 2013); (e) Adoção de conhecimentos sistematizados (CBIC, ASBEA, ABDI); (f) Aplicação das normas técnicas (ABNT, NBR 12006-2, 15.965); (g) Definição da qualidade do modelo (visual, validação de elementos, checagem de padrões) (ASBEA, 2015); (h) Criação de um projeto-piloto (CBIC, 2016). Na parte teórica iniciou-se com a leitura dos Guias, Manuais Nacionais e Decretos e apresentação em seminários considerando os fundamentos, usos, processo de projeto, qualidade do modelo, entregáveis, classes de informações, colaboração, dentre outros. Na prática, realiza-se modelagem da informação da construção de modelo monodisciplinar (SUCCAR, 2017), nível de detalhamento LOD 300 (BIM FORUM, 2019) a partir de um projeto-piloto de baixa complexidade que possibilite tratamento das informações do projeto de arquitetura segundo as Normas da (ABNT) e de estimativa orçamentária (SINAPI). A modelagem do projeto-piloto serve para o treinamento da ferramenta Autodesk Revit considerando: (a) elaboração de um template de projeto (RTE); (b) Modelagem de elementos hospedeiros e componentes; (c) Produção dos produtos/deliverables (desenhos técnicos, animação do estudo de insolação, imagem renderizada de espaço interior e exterior e Memorial descritivo). O projeto-piloto foi estruturado considerando: (a) Projeto referencial n9664_R1_3N-100C_2018 da Caixa Econômica Federal, referência nas composições de custos do SINAPI; (b) Planilha de especificações dos serviços e insumos (SINAPI) com quantitativos e custos para especificação dos tipos dos elementos construtivos; (c) Identificação e sistematização das informações com respectivos códigos (ARAUJO, RIBEIRO, 2018); (d) Pesquisa de componentes disponíveis na Biblioteca Nacional (Plataforma BIM BR) e produtos certificados. A experiência didática atendeu aos objetivos traçados e será replicada de modo a produzir um banco de modelos-base (ABDI, 2017) dos projetos referências da Caixa Econômica Federal para a elaboração dos projetos complementares e para construção de biblioteca de componentes para utilização nas disciplinas de projeto arquitetônico.

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Citas

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Publicado

2019-11-21

Cómo citar

ARAUJO, Ana Paula Ribeiro; RIBEIRO, Emília Martins; ESCOBAR, Maria Clara Moreira. O planejamento do ensino de BIM na disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura II do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRRJ. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/226. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Experiência didática realizada

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