Capacitação no Sinduscon/MG

Autores/as

Palabras clave:

.

Resumen

O BIM (Building Information Modeling) é o maior destaque da indústria 4.0 representando a maior probabilidade de impacto futuro no setor AECO. Porém, como consolidar o processo disruptivo proposto pela nova metodologia no mercado brasileiro ainda carente do conhecimento de seus princípios básicos? Sensibilizar o Sinduscon/MG foi o primeiro passo para permear a ideia de disseminar estrategicamente o BIM. Embasar a abordagem do curso no cenário de inovação, foi o segundo passo visando fundamentar a necessidade de vencer a resiliência tecnológica. A experiência didática intitula-se Capacitação BIM é direcionada para toda a cadeia da construção civil (arquitetos, engenheiros, construtoras, subcontratados, fabricantes, proprietários e gestores). O curso é de pequena duração com a formatação de nove horas (divididas em três dias) e atualmente, segue para sua quinta edição. Tem como objetivo geral desenvolver o pensamento crítico dos profissionais permitindo a saída do nível de conhecimento 0 para o nível de conhecimento 1, de forma consciente. O conteúdo didático foi desenvolvido inspirado em cinco pilares da estrutura do conhecimento (Conceitos, Fundamentação de base, Ferramentas, Fluxos de Trabalho, Blocos de Regras) e se dividiu em três objetivos específicos: Entender o que é BIM; Como começar um plano de adoção BIM com informação; Como contratar serviços BIM. Cada objetivo específico é estrategicamente abordado em cada uma das etapas do curso. A primeira etapa contempla integralmente, os fundamentos BIM Processos, Políticas e Tecnologias (Bilal, Succar). Na segunda etapa, aplica-se a matriz SWOT com o objetivo de praticar o exercício de questionamento individual construindo a elaboração do pensamento de COMO o BIM solucionaria as dificuldades e angústias profissionais. Neste contexto, a continuidade do curso aborda a amplitude do conceito BIM/VDC porém, assegurando que os participantes tenham uma visão sobre O QUE FAZER e POR ONDE COMEÇAR. Na terceira etapa, são apresentados o BIP (Plano de implantação BIM) e do BEP (Plano de execução BIM) destacando as importâncias do Manager BIM no processo de coordenação e do controle da qualidade do modelo. O BEP é referenciado por meio do manual Pennystate Universite Guide e apresenta-se cases ilustrando COMO FAZER. O plano desenvolvido para a capacitação é de natureza teórica e discorre sobre as definições e benefícios dos usos BIM apresentando a base tecnológica da indústria 4.0. A abordagem BIM na visão VDC (Virtual Design and Construction) é proposta para que os profissionais possam conhecer as diversas aplicações possíveis, em todo o ciclo de vida da edificação. Os conceitos básicos como interoperabilidade são introduzidos e por meio de vídeos que ilustram didaticamente, os diferentes tipos de formatos de troca (IFC, BCF, MVD). Além disto, são apresentados os usos primários e secundários do BIM onde explicita-se a fase construtiva e suas conexões com as demais gerando o entendimento amplo de que o BIM pode ser aplicado para os novos projetos quanto para as edificações já existentes (por meio da geração das nuvens de pontos). Destaca-se as ações brasileiras (Decreto Federal, 2018) e referencia-se as normas internacionais de classificação da informação. As competências em BIM são contextualizadas (stakeholders) ao longo ciclo de vida da edificação e são apresentados critérios para validação do modelo, evidenciando a necessidade do controle de sua qualidade. O Plano de implantação BIM (BIP) e Plano de Execução BIM (BEP) são abordados como tópico principal de como elaborar e destacar os cuidados essenciais no processo para se alcançar o resultado final desejado. A lição aprendida reforça a necessidade de preparar os profissionais das antigas gerações. Ao final do curso, os participantes estão focados no pensamento crítico sobre o tema e reconhecem a necessidade de evoluir para os níveis de conhecimento subsequentes.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

COMPUTER Integrated Construction Research Program. BIM Project Execution Planning Guide. Version 2.1, The Pennsylvania State University, University Park, PA, USA, maio 2011. Disponível em: < http://bim.psu.edu>

SUCCAR, B. Building Information Modelling Framework: a research and delivery foundation for industry stakeholders. Automation in Construction, v. 18, n. 3, p. 357-375, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/j.autcon.2008.10.003


Publicado

2019-11-21

Cómo citar

ANTUNES, Maria Luisa Ribeiro; FLORES, Denise Aurora Neves. Capacitação no Sinduscon/MG. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/234. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Experiência didática realizada