SISTEMÁTICA DE GERENCIAMENTO DA SUBCONTRATAÇÃO PARA A EXECUÇÃO DE UM SERVIÇO DE OBRA

Autores

  • Gabriel L. Medeiros Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ricardo J. J. Oviedo Haito Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco F. Cardoso Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.1055

Palavras-chave:

Construtoras, Subempreiteiras, Gerenciamento, Processos, Subcontratação

Resumo

A subcontratação de serviços é uma estratégia comum na construção civil. Durante as diversas etapas de um empreendimento, as construtoras detêm o contrato principal, mas a produção é subcontratada e realizada por empresas denominadas Empresas Executoras de Serviços de Obra (EES), também conhecidas como subempreiteiras. Este artigo tem como objetivo estudar os processos de gerenciamento de construtoras na subcontratação de serviços de obra durante a execução de um empreendimento. Mediante a comparação de diversos autores, um modelo foi proposto na forma de fluxograma com os macroprocessos e processos relacionados ao gerenciamento de cada etapa de um empreendimento. Com o estudo destaca-se a importância dos processos não só ligados diretamente à produção, mas os processos de apoio no canteiro de obras e de retaguarda de escritório, que também impactam diretamente na qualidade do produto e criação de diferencial da empresa. Modelos de processos como este são úteis para permitir o gerenciamento mediante modelos digitais.

Referências

ABNT ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575-4: Edificações habitacionais: Desempenho Parte 4: Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas: SVVIE. Rio de Janeiro, 2013.

BEARDSWORTH, A. D. et al., Management, transience and subcontracting: the case of the construction site. Journal of Management, ASCE, 112(1): mar. 1986, p.14-21.

BIESEK, G. Avaliação de desempenho de subempreiteiros na gestão da cadeia de suprimentos da construção civil. 2008. 148 p. Dissertação (Mestrado) - Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. 2008.

BRANDLI, L.L. A estratégia de subcontratação e as relações organizacionais na construção civil de Florianópolis. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, 1998. 147p.

CARDOSO, F. F. Estratégias empresariais e novas formas de racionalização da produção no setor de edificações no Brasil e na França. Estudos Econômicos da Construção. SindusCon-SP. São Paulo. 1996. p. 97-156.

CARDOSO, F. F. Certificações 'setoriais' da qualidade e microempresas: O caso das empresas especializadas de construção civil. 2003. Tese (Livre-docência) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

EL-KHOLY, A. M. A new technique for subcontractor selection by adopting choosing by advantages. International Journal of Construction Management, 2019, p. 1-23.

LORDSLEEM JR, A. C. Metodologia para capacitação gerencial de empresas subempreiteiras. Tese (Doutorado) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2002. 288p.

MEDEIROS, Gabriel Locks. Gerenciamento para Subcontratação de Serviços de Obras. TCC (graduação), Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil, 2019.

OHNUMA, D. K. Modelo de processo para a gestão de subempreiteiros: Estudo de caso em empresas construtoras de edifícios. Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2003. 203p.

OVIEDO HAITO, R. J. J. Caracterização das empresas executoras de serviços de obras baseada nos seus ativos estratégicos. Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Departamento de Engenharia Civil, 2010.

OVIEDO HAITO, R. J. J. Estratégias para desenvolver empresas de execução especializada de serviços de obra. Tese (Doutorado) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2015. 188p.

ROTONDARO, R. G. Gerenciamento por Processo. Gestão de Operações. São Paulo: Edgard Blucher, 1997. p. 57- 64.

SALERNO, M. S. Projeto Organizacional de Produção Integrada, Flexível e de Gestão Democrática: processos, grupos e espaços de comunicação-negociação. Tese(livre-docência) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. São Paulo, 1998.

SERRA, S. M. B. Diretrizes para gestão de subempreiteiros. Tese (Doutorado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, 2001. 360p.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

MEDEIROS, Gabriel L.; OVIEDO HAITO, Ricardo J. J.; CARDOSO, Francisco F. SISTEMÁTICA DE GERENCIAMENTO DA SUBCONTRATAÇÃO PARA A EXECUÇÃO DE UM SERVIÇO DE OBRA. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.1055. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/1055. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Gestão e Economia da Construção

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.