DESAFIOS PARA A ADOÇÃO BIM EM UM CURSO RECÉM IMPLANTADO DE ENGENHARIA CIVIL: UMA PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES

Autores

  • Gabriela Rodrigues da Costa Núcleo de Inovação da Construção (NiC)/Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus de Crateús
  • Antonio Jean Nascimento de Castro Núcleo de Inovação da Construção (NiC)/Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus de Crateús
  • Luis Felipe Cândido Núcleo de Inovação da Construção (NiC)Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus de Crateús

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.1207

Palavras-chave:

Implementação BIM, Curso recém implantado, Estrutura curricular

Resumo

Implementar BIM nas estruturas curriculares constitui-se um desafio dado o caráter tradicional das escolas de engenharia. Entretanto, a literatura não aponta se esta é a realidade de cursos em implantação ou implantados após a ascensão do BIM. Desta forma, este artigo teve como objetivo analisar a percepção de discentes e docentes sobre a inserção BIM na graduação em engenharia civil de um curso recém implantado em uma universidade pública federal no estado do Ceará, nordeste brasileiro. Para tal, 103 alunos responderam a um questionário eletrônico e foram realizadas oito entrevistas em profundidade com o corpo docente do curso. A integração BIM à estrutura curricular não esteve entre os principais obstáculos. No entanto, foram identificadas barreiras determinantes como a falta de conhecimentos dos professores, a baixa capacitação sobre a temática, a baixa prioridade dada ao BIM e a falta de recursos tecnológicos que tornam a adoção BIM tão complexa quanto nos cursos tradicionais.

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

COSTA, Gabriela Rodrigues da; CASTRO, Antonio Jean Nascimento de; CÂNDIDO, Luis Felipe. DESAFIOS PARA A ADOÇÃO BIM EM UM CURSO RECÉM IMPLANTADO DE ENGENHARIA CIVIL: UMA PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.1207. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/1207. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Tecnologia da Informação e Comunicação

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