DESAFIOS PARA A ADOÇÃO BIM EM UM CURSO RECÉM IMPLANTADO DE ENGENHARIA CIVIL: UMA PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES

Autores

  • Gabriela Rodrigues da Costa Núcleo de Inovação da Construção (NiC)/Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus de Crateús
  • Antonio Jean Nascimento de Castro Núcleo de Inovação da Construção (NiC)/Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus de Crateús
  • Luis Felipe Cândido Núcleo de Inovação da Construção (NiC)Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus de Crateús

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.1207

Palavras-chave:

Implementação BIM, Curso recém implantado, Estrutura curricular

Resumo

Implementar BIM nas estruturas curriculares constitui-se um desafio dado o caráter tradicional das escolas de engenharia. Entretanto, a literatura não aponta se esta é a realidade de cursos em implantação ou implantados após a ascensão do BIM. Desta forma, este artigo teve como objetivo analisar a percepção de discentes e docentes sobre a inserção BIM na graduação em engenharia civil de um curso recém implantado em uma universidade pública federal no estado do Ceará, nordeste brasileiro. Para tal, 103 alunos responderam a um questionário eletrônico e foram realizadas oito entrevistas em profundidade com o corpo docente do curso. A integração BIM à estrutura curricular não esteve entre os principais obstáculos. No entanto, foram identificadas barreiras determinantes como a falta de conhecimentos dos professores, a baixa capacitação sobre a temática, a baixa prioridade dada ao BIM e a falta de recursos tecnológicos que tornam a adoção BIM tão complexa quanto nos cursos tradicionais.

Referências

AMORIM, S.R.L; KASSEM. M. Building Information Modeling no Brasil e na União Européia.

Brasília, 2015. Disponível em: < http://sectordialogues.org/sites/default/files/acoes/ documentos/bim.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2020.

BARISON, M. B.; SANTOS, E. T. Ensino de BIM: tendências atuais no cenário internacional.

Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 6, n. 2, p. 67 - 80, dez, 2011. Disponível em: < https://doi.org/10.4237/gtp.v6i2.218 >. Acesso em: 23 abr. 2020BECERIK-GERBER, B., GERBER, D. J., KU, K. The pace of technological innovation in architecture, engineering, and construction education: integrating recent trends into the curricula. Journal of Information Technology in Construction (ITcon), v. 16, p. 411-432, 2011.

Disponível em: < https://www.itcon.org/2011/24>. Acesso em: 04 mai. 2020BÖES, J. S. Proposta de plano de implantação do BIM na indústria da construção civil. 2019.

Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. 2019. Disponível em: < http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50872 >. Acesso em: 26 fev. 2020Computer Integrated Construction Research Program. BIM: Planning guide for facility owners (version 2.0). Penn State University, 69p., 2013. Disponível em: < https://www.bim.psu.edu/>. Acesso em: 23 abr. 2020.

CRUZ, M.; CUPERSCHMID, A. R.; RUSCHEL, R. A incorporação de BIM no ensino do curso técnico em edificações. Gestão & Tecnologia de Projetos, v. 12, n. 2, p. 117-134, 1 nov. 2017.

Disponível em: < https://doi.org/10.11606/gtp.v12i2.131498 >. Acesso em: 02 mai. 2020DANTAS FILHO, J. B. P.; BARROS NETO, J. DE P.; ANGELIM, B. M. Mapeamento do fluxo de valor de processo de construção virtual baseado em BIM. Ambiente Construído, v. 17, n. 4, p. 343–358, dez. 2017. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/s1678-86212017000400201 >. Acesso em: 28 abr. 2019GARBINI, M. A. L.; BRANDÃO, D. Q. Proposta de modelo para implantação de processo de projeto utilizando o conceito BIM em escritórios de arquitetura. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 7-24, jan./jun, 2014. Disponível em: < https://doi.org/10.11606/ gtp.v9i1.89990 >. Acesso em: 24 abr. 2020GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

KEHL, C., STUMPF, C. D., ROSA, D. C., SILVA, A. F., ISATTO, L. E. Ensino de BIM em um curso de Arquitetura e Urbanismo: avaliação da percepção de demanda. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2018, Foz do Iguaçu. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2018.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

RUSCHEL, R. C., ANDRADE, M. L. V. X. de, MORAIS, M. de. O ensino de BIM no Brasil: onde estamos? Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 151-165, 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1678-86212013000200012 >. Acesso em: 20 abr. 2019SILVA JUNIOR, M. A.; MITIDIERI FILHO, C. V. Verificação de critérios de desempenho em projetos de arquitetura com a modelagem BIM. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 9, n. 4, p. 334-343, dez. 2018. Disponível em: < https://doi.org/10.20396/parc.

v9i4.8650453 >. Acesso em: 28 abr. 2020 SUCCAR, B. Building information modelling framework: A research and delivery foundation forindustry stakeholders. Automation in construction, v. 18, n. 3, p. 357-375, 2009. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.autcon.2015.04.018 >. Acesso em: 23 abr. 2019SUCCAR, B; KASSEM, M. Macro-BIM adoption: Conceptual structures. Automation in Construction. 57, 64–79. 2015. Disponível em: < https://doi.org/10.1016/j.autcon.2015.04.018 >.

Acesso em: 23 abr. 2019TAYLOR, J. M.; LIU, J.; HEIN, M. F. Integration of building information modeling into an ACCE accredited construction management curriculum. In: ASSOCIATED SCHOOL OF CONSTRUCTION ANNUAL INTERNATIONAL CONFERENCE, 44., 2008, Auburn. Proceedings…Auburn: ASC, 2008. Disponível em: < http://ascpro0.ascweb.org/archives/cd/2008/paper/ CEUE246002008.pdf >. Acesso em: 24 abr. 2020VASCONCELLOS, L.; FRISON, L. BIM e ensino de Arquitetura e Urbanismo e a visão de alunos de graduação sobre o tema. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 1., 2018, Brasil. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2018. Disponível em: < https://www.antaceventos.net.br /inde.php/enebim/2018/paper/view/44/44 >. Acesso em: 08 mai. 2020

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

COSTA, Gabriela Rodrigues da; CASTRO, Antonio Jean Nascimento de; CÂNDIDO, Luis Felipe. DESAFIOS PARA A ADOÇÃO BIM EM UM CURSO RECÉM IMPLANTADO DE ENGENHARIA CIVIL: UMA PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.1207. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/1207. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Tecnologia da Informação e Comunicação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.