USO DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PÓS-OBRA

Autores

  • Vitor Caldini Universidade Federal da Bahia
  • Elaine Varela Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.1234

Palavras-chave:

Construção, Ciência de Dados, Assistência Técnica, Business Intelligence

Resumo

Um grande problema enfrentado pelas construtoras e incorporadoras do setor imobiliário é a dificuldade de controle e gestão dos processos em etapa posterior a entrega da obra. Por outro lado, os departamentos de assistência técnica possuem grande potencial de suporte à aplicação do ciclo PDCA, pois são os setores responsáveis pelo tratamento de não conformidades durante a construção e uso da edificação. A grande quantidade de dados que pode ser coletada neste processo, aplicada a metodologias e ferramentas adequadas, pode produzir informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas. Este artigo avalia o uso de ferramentas de Business Intelligence para o tratamento dos dados produzidos na etapa pós-obra e seu potencial em gerar conhecimento para otimização de diferentes áreas de uma construtora como produção, manutenção e suprimentos. O estudo foi desenvolvido considerando os processos de assistência técnica identificados na literatura. A aplicabilidade do software foi avaliada a partir da extração de indicadores, em protótipo construído com dados artificiais. Os resultados obtidos permitiram identificar o potencial e o valor agregado das informações de gerenciamento fornecidas pela ferramenta.

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

CALDINI, Vitor; VARELA, Elaine. USO DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PÓS-OBRA. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.1234. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/1234. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Tecnologia da Informação e Comunicação

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