ANÁLISE DA CAPACIDADE E NÍVEL DE SERVIÇO DE INTERSEÇÕES DE VIAS URBANAS
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v18i.1276Palavras-chave:
Nível de Serviço, Rotatórias, Mobilidade urbanaResumo
O estudo para definir a melhor estratégia a ser utilizada na elaboração de um projeto de interseções é fundamental para que haja maior eficiência no escoamento do tráfego de veículos, visando a agilidade e a segurança do condutor e dos demais ocupantes veículos. Neste sentido, este trabalho se propôs a realizar o estudo da capacidade e do nível de serviço de três interseções urbanas da cidade de Guarapuava – PR. Para isso, realizou-se a coleta de dados quantitativos dos veículos que trafegavam nestas interseções e procedeu-se a elaboração dos cálculos, segundo o Manual de Projeto de Interseções do DNIT, de 2005. Com os resultados, constatou-se que as interseções estudadas apresentavam um bom nível de serviço, enquadrando-se nos parâmetros do DNIT e que apenas uma das vias de acesso da interseção 2 obteve um nível de serviço abaixo do ideal. Concluiu-se que, em um âmbito geral, as interseções apresentaram um baixo tempo de espera para se realizar as operações de trânsito.
Referências
COELHO, M. D. Análise e sugestões para projetos geométricos de rótulas modernas em vias urbanas. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
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DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES (DNIT). Manual de projeto de interseções. Rio de Janeiro: Ipr - 718, 2005.