ANÁLISE DA CAPACIDADE E NÍVEL DE SERVIÇO DE INTERSEÇÕES DE VIAS URBANAS

Autores

  • Gustavo Henrique Pedrosa Faculdade Guarapuava
  • Luis Fernando Sequinel Faculdade Guarapuava
  • Rafaella Salvado Paulino Faculdade Guarapuava

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.1276

Palavras-chave:

Nível de Serviço, Rotatórias, Mobilidade urbana

Resumo

O estudo para definir a melhor estratégia a ser utilizada na elaboração de um projeto de interseções é fundamental para que haja maior eficiência no escoamento do tráfego de veículos, visando a agilidade e a segurança do condutor e dos demais ocupantes veículos. Neste sentido, este trabalho se propôs a realizar o estudo da capacidade e do nível de serviço de três interseções urbanas da cidade de Guarapuava – PR. Para isso, realizou-se a coleta de dados quantitativos dos veículos que trafegavam nestas interseções e procedeu-se a elaboração dos cálculos, segundo o Manual de Projeto de Interseções do DNIT, de 2005. Com os resultados, constatou-se que as interseções estudadas apresentavam um bom nível de serviço, enquadrando-se nos parâmetros do DNIT e que apenas uma das vias de acesso da interseção 2 obteve um nível de serviço abaixo do ideal. Concluiu-se que, em um âmbito geral, as interseções apresentaram um baixo tempo de espera para se realizar as operações de trânsito.

Referências

COELHO, M. D. Análise e sugestões para projetos geométricos de rótulas modernas em vias urbanas. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

DEMARCHI, S. H. Determinação da capacidade e nível de serviço em interseções rodoviárias através de simulação. Revista Transportes, São Car-los, v. 5, n. 2, p.38-63, nov/ 1997.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES (DNIT). Manual de projeto de interseções. Rio de Janeiro: Ipr - 718, 2005.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

PEDROSA, Gustavo Henrique; SEQUINEL, Luis Fernando; PAULINO, Rafaella Salvado. ANÁLISE DA CAPACIDADE E NÍVEL DE SERVIÇO DE INTERSEÇÕES DE VIAS URBANAS. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–3. DOI: 10.46421/entac.v18i.1276. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/1276. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Desenvolvimento Sustentável

Artigos Semelhantes

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.