COMPARAÇÃO ENTRE SISTEMA DE PRODUÇÃO PUXADO E EMPURRADO: JOGO DE MONTAGEM DE CASAS COM BLOCOS LEGO

Autores

  • Marina Ribeiro Viana
  • Jamile Maria Araujo Tavares
  • Kristiane da Silva Carvalho
  • Isadora Andrade Carvalho
  • Jorge Luiz Dantas Santos Junior
  • Paulo Ricardo Ramos Santos
  • Débora de Gois Santos

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v17i1.1515

Palavras-chave:

Production system, Didactic games, Simulations

Resumo

The realization of didactic games facilitates the understanding of concepts and makes learning more pleasurable. This article presents a game of House with Lego System®, that contributed to the teaching/learning, to compare the differences between production systems pulled and pushed. This paper also involves associated concepts as demand, storage of materials and construction layout. The game was divided into five steps and each were assembled six houses for group. Along the simulations, it was checked the quality and duration of each simulation of production system. As a result, the calculation of the productivity index allowed to diagnose the production according to the characteristics of each stage. With this, it has verified that the duration of the pushed production system was lower of that pulled system. Thus, the application of the didactic game possibility compares these main characteristics of the production systems researched.

Referências

CRUZ, H. M et al. Jogo Didático "Construbusiness: a cadeia produtiva da construção civil": uma ferramenta de aprendizagem na engenharia civil. Revista Docência Ensino Superior, v. 07, n. 02, p. 113-129, 2017.

DEPEXE, M. D et al. Aprendizado da técnica de programação da linha de balançopor meio de jogos didáticos. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA NOAMBIENTE CONSTRUIDO, XI, 2006, Florianópolis, Anais... Florianópolis SC, 2006, 10 p.

DORNELES, J. B et al. Montagem de carrinhos aprendizado de conceitos daconstrução enxuta por meio de jogos didáticos. In: ENCONTRO NACIONAL DETECNOLOGIA NO AMBIENTE CONSTRUIDO, XI, 2006, Florianópolis, Anais... FlorianópolisSC, 2006, 10 p.

GHINATO, P. Produção & Competitividade: Aplicações e Inovações. Ed.: Adiel T. deAlmeida & Fernando M. C. Souza, Edit. da UFPE, Recife, 2000.

LEITE, M. O.; SANTOS, V. I. D.; HEINECK, L. F. M. O ensino dos conceitos da construçãoenxuta com uma dinâmica de jogos em sala de aula. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DEGESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 10.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIADA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 1., 2017, Fortaleza. Anais...Fortaleza CE, 2017, 8 p.

MESQUITA, V. F et al. Jogo didático para tornar prático o uso das atividades quecontribuem para a melhoria de processo: Elevação da alvenaria estrutural. In:ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA NO AMBIENTE CONSTRUIDO, XV, 2014,Maceió, Anais... Maceió AL, 2014, 10 p.

PEINADO, Jurandir; GRAEML, Alexandre Reis. Administração da produção.

Operações industriais e de serviços. UnicenP, 2007.

SAFFARO et al. Discussão de princípios da lean production através de um jogodidático. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, III,2003, São Carlos, Anais... São Carlos SP, 2003, 10 p.

SANTOS, L. C. et al. Robocano: uma dinâmica alternativa para ensinar e aprendergestão da produção. Revista Gestão Industrial, v. 09, n. 01, p. 122-146, 2013.

SOUZA e SILVA, M. F.; BRESSIANI, L.; SAFFARO, F. A.; SANTOS, D. G.; HEINECK, L. F. M.;Sistema de produção puxado e sistema de produção empurrado: simulaçãoatravés de jogo didático de montagem de canetas, associando idéias e conceitosao ambiente da construção civil. . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO EECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, III, 2003, São Carlos, Anais... São Carlos SP, 2003, 11p.

TSAO, C et al. Teaching Lean Construction Perspectives On Theory and Practice. In:CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR LEAN CONSTRUCTION, 21., 2013,Fortaleza. Proceedings... Fortaleza, 2013, 10p.

Downloads

Publicado

2018-11-12

Como Citar

VIANA, Marina Ribeiro; TAVARES, Jamile Maria Araujo; CARVALHO, Kristiane da Silva; CARVALHO, Isadora Andrade; SANTOS JUNIOR, Jorge Luiz Dantas; SANTOS, Paulo Ricardo Ramos; SANTOS, Débora de Gois. COMPARAÇÃO ENTRE SISTEMA DE PRODUÇÃO PUXADO E EMPURRADO: JOGO DE MONTAGEM DE CASAS COM BLOCOS LEGO. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2018. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2018. p. 1653–1661. DOI: 10.46421/entac.v17i1.1515. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/1515. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Gestão e Economia da Construção

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.