CONTRATAÇÃO INTEGRADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Vander Yamauchi
  • Ricardo Soccas Wiese

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v17i1.1564

Palavras-chave:

Public acquisition, Integrated contractting, Project, Concurrent engineering

Resumo

This article aims to contribute on the debate about a brazilian public acquisition modality called Contratação Integrada (Integrated Contracting). Where, unlike other existing modalities, the project and the construction are contracted together. In this work, the Integrated Contracting is approached from the perspective of the project process. A comparison between the four cases in which the Integrated Contracting were applied at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (a federal university of Brazil) is presented. The data, obtained from institutional documents, reinforces some questions raised by other authors, such as the importance of the integration between project and construction. It is noted that the Integrated Contracting allows a closer contact between designers and constructors, however, its effectiveness relies on the contractor's ability to coordinate projects and his relationship with the bidder.

Referências

ALTOUNIAN, C. S.; CAVALCANTE, R. J. RDC e Contratação Integrada na Prática: 250questões fundamentais. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2014. 325 pBRASIL. Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, daConstituição Federal, institui normas para licitações e contratos da AdministraçãoPública e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8666cons.htm>. Acesso em: 10 mar.2018.

______. Lei n. 12.462, de 04 de agosto de 2011. Institui o Regime Diferenciado deContratações Públicas - RDC. Diário Oficial da União. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12462.htm>. Acessoem: 10 mar. 2018.

CAU - CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL; SINAENCO SINDICATODA ARQUITETURA E DA ENGENHARIA. Regime Diferenciado de Contratações: dossiêatualizado sobre a ineficiência da contratação integrada no Brasil. Disponível em:<http://sinaenco.com.br/wpcontent/uploads/2015/01/DnitIneficienciaContratacaoIntegradaNoBrasil2015.pdf>.Acesso em: 10 mar. 2018.

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO. Relatório de Auditoria OS n. 201505075.Novembro 2016. 106p.

FABRICIO, M. M. Projeto simultâneo na construção de edifícios. 2002. p. 329. Tese(doutorado) Universidade de São Paulo. São Paulo, 2002.

HAMMARLUND, Y.; YOSEPHOSON, P.E. Qualidade: cada erro tem seu preço. RevistaTéchne, n1. p. 32-34, nov/dez. 1992.

KHALFAN, M.M.A.; RAJA, N. Improving construction process through integrationa andconcurrent engineering. The Australian Journal of Construction Economics andBuilding, v5, n1, p. 58-66, 2005.

PORTO, A. M. Críticas à contratação integrada no regime diferenciado decontratações. Disponível em: <http://www.caubr.gov.br/criticas-ao-instituto-dacontratacao-integrada-no-rdc/#_ftn10>. Acesso em: 10 mar. 2018.

SISG SISTEMA DE SERVIÇOS GERAIS. Portal de compras: governo federal. Disponívelem: <https://www.comprasgovernamentais.gov.br/index.php/sisg>. Acesso em: 10mar. 2018.

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Obras públicas: recomendações para acontratação e fiscalização de obras de edificações públicas. 3 ed. Brasília: TCU,2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Página institucional. Disponível em:<http://www.ufrgs.br/suinfra/index.php>. Acesso em: 10 mar. 2018.

Downloads

Publicado

2018-11-12

Como Citar

YAMAUCHI, Vander; WIESE, Ricardo Soccas. CONTRATAÇÃO INTEGRADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2018. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2018. p. 2034–2040. DOI: 10.46421/entac.v17i1.1564. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/1564. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.