Indicadores de sustentabilidade da certificação ambiental AQUA-HQE aplicados ao processo de projeto da arquitetura escolar interacionista
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v19i1.2025Palavras-chave:
Arquitetura escolar interacionista, Certificação AQUA-HQE, E. M. Luiza Terra de Andrade , Qualidade ambientalResumo
O objetivo do estudo é propor diretrizes, para o projeto arquitetônico de escolas interacionistas, com a finalidade de atender ao projeto político pedagógico (PPP) e alcançar o conforto dos usuários e a sustentabilidade. Através de revisões bibliográficas, foi possível verificar as correlações entre a teoria pedagógica interacionista, as características da arquitetura escolar e a certificação ambiental AQUA-HQE. A partir da análise Walkthrough, realizou-se a avaliação pós-ocupação (APO), da Escola Municipal Luiza Terra de Andrade, que demonstrou a aplicabilidade das diretrizes de projeto propostas nesta pesquisa. Assim, verifica-se que as diretrizes norteadoras contribuem para a qualidade e sustentabilidade dos ambientes escolares.
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