Gestão de risco e manutenibilidade de áreas de convivência em escolas contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v19i1.2084

Palavras-chave:

Espaço escolar, Espaço de vivência, Avaliação Pós-Ocupação, Instalações prediais de segurança, Segurança patrimonial

Resumo

Com o objetivo de discutir os processos de projetos escolares de fundamental II e a relação destes edifícios com a cidade, o artigo apresenta checklists para auxiliar no desenvolvimento do programa arquitetônico destinado ao exercício social. A Avaliação Pós-Ocupação (APO) com ênfase no entorno e na análise de desempenho de estudos de caso pode permitir a obtenção de diagnósticos sobre: aspectos de manutenção, segurança e higiene dos ambientes; situação da infraestrutura urbana; tipos de fronteiras dos perímetros; e grau de envolvimento e participação da comunidade. Como contribuição, revela-se o status dos ambientes sociais escolares somando positivamente para uma requalificação urbana e social.

Biografia do Autor

Rosaria Ono, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Doutorado (1997) e livre-docência pela Universidade de São Paulo (2010). Mestrado em Engenharia por Nagoya University (1991) no Japão. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1987). 

Carmen Fonseca Donat, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Mestrado em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (São Paulo - SP, Brasil).

Referências

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 14.037 - Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações: requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos. RJ, 2014.

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 5.419 - Proteção contra descargas atmosféricas. RJ, 2015.

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 5.461 – Iluminação. Rio de Janeiro, 1991.

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9.050 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. RJ, 2015.

ALESP – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Decreto Estadual 63.911 - medidas de segurança contra incêndio para as edificações e áreas de risco no Estado de São Paulo. 2018. Disponível em https://www.al.sp.gov.br/. Acesso em 10 de maio de 2021.

ALTMAN, Irwin. The environment and social behavior: privacy, personal space, territory, crowding. Maryland: Brookes Publishing Co., 1975.

AZEVEDO, Giselle; RHEINGANTZ, Paulo; TANGARI, Vera Regina. O lugar do pátio escolar no sistema de espaços livres: uso, forma, apropriação. Rio de Janeiro: FAPERJ. 2011.

CABE. Building schools for the future. A guide for clientes. Londres: Comission for Architecture and the Built Environment, 2007.

Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Instruções Técnicas, 2018. Disponível em http://www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br/. Acesso em 26 de junho de 2021.

DALMAZ, Carla; NETTO, Ana Luiza Coelho. A memória. São Paulo: Revista Ciência e Cultura. Volume 56. N◦ 1. Págs. 30-31. Jan/Mar 2004.

DONAT, Carmen Fonseca. Áreas de convivência de escolas como espaço para desenvolvimento da cidadania: considerações sobre dois estudos de caso a partir da Avaliação Pós-Ocupação. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FAU-USP, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.16.2022.tde-15072022-151115. Acesso em 08 de agosto de 2022.

FRANÇA, Ana Judite Galbiatti Limonji. Ambientes Contemporâneos para o ensino-aprendizagem: avaliação pós-ocupação aplicada a três edifícios escolares públicos, situados na região metropolitana de São Paulo. Dissertação de Mestrado. SP: FAU-USP, 2011. Disponível em: www.dedalus.usp.br, Acesso em: 18 de maio de 2017.

HERSHBERGUER apud BECHTEL, R.B.; CHURCHMAN, A. (ed). Handbook of Environment Psychology. 1ª Edição. New York: John Wiley & Sons, 2002.

HUANG, Shu-Chun Lucy. A study of the perception of elementary school fences in urban areas. Taiwan. Journal of architectural and Planning Research: Vol. 20, No.2, Summer, 2012.

ISO – International Organization for Standartization. ISO 15686-3 – building and constructed assets: service life planning – part 3: performance audits and reviews. Suíça, Geneva, Vernier, 2002.

ISO – International Organization for Standartization. ISO 31000 – risk management: guidelines. Suíça, Geneva, Vernier, 2018.

JONE, 1970 apud ZEISEL, John. Inquiry by design. Environment/ Behavior/ Neuroscience in: Architecture, Interiors, Lndscape and Planning. New York: W.W. Norton & Company Ltda., 2006.

KOWALTOWSKI, Doris. A arquitetura da escola do século XXI com base em evidências. São Paulo: Ofitexto, Webinar, 2019. Disponível em: https://www.ofitexto.com.br/webinar/. Acesso em 11/07/2019.

KOWALTOWSKI, Doris; MOREIRA, Daniel; DELIBERADOR, Marcella. O programa arquitetônico no processo de projeto: discutindo a arquitetura escolar, respeitando o olhar do usuário. :SPBQ, 2012.

MALLORY-HILL, Shauna; PREISER, Wolfgang F.E.; WATSON, Chris (ed). Enhancing Building Performance. Iowa, USA: Willey-Blackwell, 2012.

MATTAR, Fauze, Najib. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

MOREIRA, Katia Beatris Rovaron. Diretrizes para projeto de segurança patrimonial em edificações. São Paulo: FAU-USP, 2007. Dissertação de Mestrado.

OLIVEIRA, Claudia Maria Simões de. O ambiente urbano e a formação da criança. São Paulo: Aleph, 2004.

ONO, Rosária; ORNSTEIN, Sheila; VILLA, Simone; FRANÇA, Ana Judite (Org.). Avaliação Pós-Ocupação na arquitetura, no urbanismo e no design: da teoria à prática. SP: Oficina de Textos, 2018.

SANOFF, Henry. A visionning process for designing responsible schools. Washington: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2001.

SANOFF, Henry. Creating Environments for Young Children. Mansfield, Ohio: BookMasters, Inc., 1995.

SOMMER, Robert. Espaço Pessoal: as bases comportamentais de Projetos e Planejamentos. São Paulo: E.P.U. editora, 1973.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: Um estudo da Percepção, Atitudes e Valores do meio ambiente. São Paulo: editora Difel, 1980.

VILLA, Simone Barbosa; ORNSTEIN, Sheila Walbe (orgs). Qualidade Ambiental da Habitação. Avaliação Pós-Ocupação. São Paulo: Oficina de Texto, 2013.

YIN, Robert. Estudo de Caso - Planejamento e Métodos. 5ª Edição. São Paulo: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2022-11-07

Como Citar

ONO, Rosaria; DONAT, Carmen Fonseca. Gestão de risco e manutenibilidade de áreas de convivência em escolas contemporâneas. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 19., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–13. DOI: 10.46421/entac.v19i1.2084. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/2084. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.