IMPACTO DO USO DE CORTINAS SOBRE A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO TEMPO DE REVERBERAÇÃO EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v18i.765Palavras-chave:
tempo de reverberação, sala de aula, simulação acústicaResumo
Normalmente, adota-se um único valor de cada descritor acústico para toda a sala de aula, a fim de se caracterizar as condições de reverberação desse ambiente. Em escolas existentes o uso de cortinas é um mecanismo de baixo custo para tentar corrigir eventuais valores trazendo esses parâmetros para faixas aceitáveis. A presente pesquisa enfocou a distribuição espacial do parâmetro tempo de reverberação em salas de aula com cortinas abertas e fechadas. A ferramenta utilizada para estimar o comportamento do som foi a simulação computacional através do software Odeon. Os modelos da sala de aula foram ajustados utilizando-se tempos de reverberação medidos nas salas reais. Para as salas de aula, foram estudadas duas configurações de janelas fechadas: cortinas abertas e fechadas. O impacto do uso das cortinas sobre o valor do tempo de reverberação é variável em função da frequência. O seu uso não melhora significativamente a homogeneidade da distribuição do tempo de reverberação nesse ambiente.
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