Proposta de plano de implementação BIM curricular

alinhamento do ensino na graduação com demandas de inovação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v19i1.2184

Palavras-chave:

Educação, Plano de implementação BIM, Curriculo, Projeto Construa Brasil, Células BIM

Resumo

A incorporação do BIM no ensino de graduação vem evoluindo nos últimos anos. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é apresentar a proposta de desenvolvimento de Planos de Implementação de BIM (PIBs) em nível curricular para cursos de graduação. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Foram propostos três ciclos que resultaram no desenvolvimento de diretrizes, ferramentas e PIBs curriculares em duas universidades parceiras. Os resultados expressam a relação do processo descrito com esquemas conceituais para implantação do BIM em dois cenários: em empresas e na academia. O protocolo resultante tem potencial para se tornar uma referência entre instituições de ensino.

Biografia do Autor

Regina Coeli Ruschel, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Colaborador na  Universidade Estadual de Campinas (Campinas - SP, Brasil).

Caroline Kehl, Universidade Estadual de Campinas

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda em Arquitetura, Tecnologia e Cidade na Universidade Estadual de Campinas (Campinas - SP, Brasil).

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Publicado

2022-11-07

Como Citar

RUSCHEL, Regina Coeli; KEHL, Caroline. Proposta de plano de implementação BIM curricular: alinhamento do ensino na graduação com demandas de inovação. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 19., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–11. DOI: 10.46421/entac.v19i1.2184. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/2184. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Tecnologia da Informação e Comunicação

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