Certificação ambiental em edifícios escolares em operação: comparação da categoria Energia.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5725

Palavras-chave:

Eficiência energética, Certificação ambiental, Sustentabilidade, Simulação energética, Edificações escolares

Resumo

As certificações são ferramentas que atestam a qualidade ambiental dos edifícios, considerando critérios específicos de sustentabilidade e conforto. Este trabalho teve como objetivo analisar, entre as certificações LEED, AQUA e o Programa PROCEL Edifica, qual seria a mais adequada para avaliar a eficiência energética em edifícios escolares brasileiros em operação. Para isso, pesquisou-se a aplicação do requisito Energia em cada metodologia, utilizando a FATEC Victor Civita como estudo de caso. Os resultados mostram que o PROCEL Edifica se destaca entre as certificações avaliadas devido à disponibilidade de diversos estudos acadêmicos que facilitam sua compreensão e aplicação, podendo prever uma etiqueta de nível “D” para o caso estudado. Conclui-se também que o LEED é a metodologia mais restritiva e apresenta maior dificuldade de implantação, devido a sua origem fora do Brasil. No entanto, a AQUA, devido à sua adaptabilidade ao contexto e às normas brasileiras, apresenta boa facilidade de aplicação, sendo capaz de prever um desempenho razoável em termos de energia para a FATEC Victor Civita, caso o edifício passe por adaptações.

Biografia do Autor

Priscila Batista, Universidade de São Paulo

Tecnóloga em Controle de Obras pela Faculdade de Tecnologia Vitor Civita. Mestranda no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (São Paulo - SP, Brasil).

Vanessa Taborianski , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e Centro Universitário Armando Álvares Penteado

Pós-doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professora do Centro Universitário Armando Álvares Penteado, da Faculdade de Tecnologia de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia Vitor Civita (São Paulo - SP, Brasil).

Referências

GASQUES, A.; OKAWA, C.; NETO, G.; MIOTTO, J.; CASTRO, T. Impactos Ambientais dos Materiais da Construção Civil: Breve Revisão Teórica. Universidade Estadual de Maringá: Revista Tecnológica. Maringá. V.23, p. 13-24, 2014. Disponível em:< https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevTecnol/article/view/23375/14566>. Acesso em: 12 mar. 2023.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (MMA). Construção Sustentável. 2023. Disponível em: <https://antigo.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/planejamento-ambiental-e-territorial-urbano/urbanismo-sustentavel/constru%C3%A7%C3%A3o-sustent%C3%A1vel.html>. Acesso em: 05 mar. 2023.

PORTAL DA INDÚSTRIA. Eficiência Energética. São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/eficiencia-energetica/#:~:text=Impulsiona%20a%20economia%20local,de%20novas%20vagas%20de%20emprego.> Acesso em: 28 de jan. 2024.

LEITE, V. F. Certificação Ambiental na Construção Civil: Sistemas LEED e AQUA. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponível em: <https://mac.arq.br/wp-content/uploads/2016/03/certificacoes-leed-e-aqua-trabalho-final-graduacao.pdf>. Acesso em 15 out.2022.

MORAES, R; LIBRELOTTO, L; AGUIAR, A. Procel Edifica: Programa Nacional de Eficiência Energética nas Edificações – Ferramenta de Avaliação da Eficiência Energética em Edificações. Repositório Institucional – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Santa Catarina, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245725. Acesso em: 15 ago. 2023.

SANTOS, R; COSTA, C; BRASIL, P. Sustentabilidade nas Edificações Comerciais: Uma abordagem da Certificação AQUA - Alta Qualidade Ambiental. Revista de Arquitetura da IMED – Universidade Estácio de Sá. Niterói - RJ, 2014. Disponível em: <https://seer.atitus.edu.br/index.php/arqimed/article/download/735/541>. Acesso em: 28 jan. 2024.

CIVETTI, A. LEED helps schools achieve better health and learning for students. Center for Green Schools - USGBC. United States, 2017. Disponível em: <https://www.usgbc.org/articles/leed-helps-schools-achieve-better-health-and-learning-students>. Acesso em: 28 fev 2023.

GOOGLE EARTH. Imagem da fachada do edifício da FATEC Victor Civita, vista da Avenida Radial Leste. 2022.Disponível em: https://earth.google.com/web/search/FATEC+Tatuap%c3%a9+-+Victor+Civita+-+Rua+Ant%c3%b4nio+de+Barros+-+Tatuap%c3%a9,+S%c3%a3o+Paulo+-+SP,+Brasil/@-23.53692004,-46.55912567,745.19549561a,0d,60y,134.19600053h,96.95243134t,0r/data=CsgBGp0BEpYBCiUweDk0Y2U1ZWY0M2MyZDg3ZDM6MHhmMjE5NWMxMWViN2Y5YzBkGe8CgL6IiTfAIReYFYp0R0fAKltGQVRFQyBUYXR1YXDDqSAtIFZpY3RvciBDaXZpdGEgLSBSdWEgQW50w7RuaW8gZGUgQmFycm9zIC0gVGF0dWFww6ksIFPDo28gUGF1bG8gLSBTUCwgQnJhc2lsGAEgASImCiQJykoezyN4MEARyEoezyN4MMAZqQTFweb2Q0Ah7uU_1pSeS8AiGgoWaG9INTlFNGg4MEFMYldVRThoNTFsURACOgMKATA>. Acesso em: 10 dez. 2022.

CENTER FOR GREEN SCHOOLS - USGBC. LEED for Schools for New Construction and Major Renovations. United States, 2007. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/legacy.usgbc.org/usgbc/docs/Archive/General/Docs2593.pdf>. Acesso em: 04 jun 2023.

FUNDAÇÃO VANZOLINI. Guia Prático AQUA-HQE - Edifícios em Operação Uso Sustentável. 2017. Disponível em: <https://www.vanzolini.org.br/wp-content/uploads/2021/06/7_Edificios-em-Operacao_GP-Uso-Sustentavel-2017.pdf>. Acesso em: maio de 2023.

ELETROBRAS/ PROCEL. Manual para Aplicação do Requisitos de Avaliação da Conformidade – Comercio, de Serviço e Público (RAC): Com base na Portaria n° 50/2013, 2013. Disponível em: <http://www.procelinfo.com.br/. Acesso em: 06 set. 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220-2: Desempenho térmico de edificações. Parte 2 – Componentes e elementos construtivos das edificações — Resistência e transmitância térmica — Métodos de cálculos (ISO 6946:2017 MOD). Rio de Janeiro: ABNT, 2023.

WEBPRESCRITIVO. Eletrobrás/ Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): Convênio ECV DTP 0001/2012. Florianópolis, 2015. Disponível em: < https://labeee.ufsc.br/sites/default/files/webprescritivo/index.html>. Acesso em: 17 set. 2023.

ESCRITÓRIO BENNO PERELMUTTER ARQUITETURA E PLANEJAMENTO LTDA. Documentação Projetual: Faculdade de Tecnologia Victor Civita – FATEC Tatuapé. Acervo FATEC Tatuapé. São Paulo, 2009.

ASHRAE. AMERICAN SOCIETY OF HEATING, REFRIGERATING AND AIR CONDITIONING ENGINEERS. Energy Standard for Buildings Except Low-Rise Residential Buildings. ASHRAE Standard 90.1–2004. American Society of Heating, Refrigerating and Air- Conditioning Engineers. Atlanta, 2004.

ELETROBRAS/ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC): CONVÊNIO ECV DTP 0001/2012. Determinação do Nível de Eficiência Energética de um Edifício Exemplo Utilizando RTQ-C. Florianópolis, 2015. Disponível em:< http://pbeedifica.com.br/sites/default/files/projetos/etiquetagem/comercial/downloads/Port372-2010_RTQ_Def_Edificacoes-C_rev01.pdf>. Acesso em: 07 set. 2023.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

BATISTA, Priscila; TABORIANSKI , Vanessa. Certificação ambiental em edifícios escolares em operação: comparação da categoria Energia. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–12. DOI: 10.46421/entac.v20i1.5725. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/5725. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Conforto Ambiental e Eficiência Energética

Artigos Semelhantes

<< < 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.