Certificação ambiental em edifícios escolares em operação: comparação da categoria Energia.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5725

Palavras-chave:

Eficiência energética, Certificação ambiental, Sustentabilidade, Simulação energética, Edificações escolares

Resumo

As certificações são ferramentas que atestam a qualidade ambiental dos edifícios, considerando critérios específicos de sustentabilidade e conforto. Este trabalho teve como objetivo analisar, entre as certificações LEED, AQUA e o Programa PROCEL Edifica, qual seria a mais adequada para avaliar a eficiência energética em edifícios escolares brasileiros em operação. Para isso, pesquisou-se a aplicação do requisito Energia em cada metodologia, utilizando a FATEC Victor Civita como estudo de caso. Os resultados mostram que o PROCEL Edifica se destaca entre as certificações avaliadas devido à disponibilidade de diversos estudos acadêmicos que facilitam sua compreensão e aplicação, podendo prever uma etiqueta de nível “D” para o caso estudado. Conclui-se também que o LEED é a metodologia mais restritiva e apresenta maior dificuldade de implantação, devido a sua origem fora do Brasil. No entanto, a AQUA, devido à sua adaptabilidade ao contexto e às normas brasileiras, apresenta boa facilidade de aplicação, sendo capaz de prever um desempenho razoável em termos de energia para a FATEC Victor Civita, caso o edifício passe por adaptações.

Biografia do Autor

Priscila Batista, Universidade de São Paulo

Tecnóloga em Controle de Obras pela Faculdade de Tecnologia Vitor Civita. Mestranda no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (São Paulo - SP, Brasil).

Vanessa Taborianski , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e Centro Universitário Armando Álvares Penteado

Pós-doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professora do Centro Universitário Armando Álvares Penteado, da Faculdade de Tecnologia de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia Vitor Civita (São Paulo - SP, Brasil).

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

BATISTA, Priscila; TABORIANSKI , Vanessa. Certificação ambiental em edifícios escolares em operação: comparação da categoria Energia. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–12. DOI: 10.46421/entac.v20i1.5725. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/5725. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Conforto Ambiental e Eficiência Energética

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