Avaliação da eficiência energética de um edifício escolar por meio de simulação no método Procel INI-C

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5761

Palavras-chave:

PBE-Edifica, INI-C, Envoltória, Escolas, Eficiência energética

Resumo

A Instrução Normativa Inmetro para edificações comerciais, de serviço e públicas (INI-C) estabelece critérios para a avaliação da eficiência energética e é relevante para promover a sustentabilidade. Em escolas, um espaço sustentável deve propiciar aspectos que contribuem com o aprendizado, como confortos lumínico e térmico. Os objetivos deste estudo foram avaliar a eficiência energética da Escola de Ciência-Física, localizada em Vitória – ES, por meio da metodologia de certificação do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações (PBE-Edifica). A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica, documental e visita técnica, além de estudo de caso com uso da ferramenta Natural Comfort e do método simplificado para avaliar a envoltória. Os resultados revelaram redução significativa na carga térmica total anual do edifício quando comparado a uma edificação de referência, com parâmetros mínimos da norma ABNT NBR 15575, o que garantiria a classificação A da envoltória. Os resultados evidenciaram a eficácia de estratégias passivas para a eficiência energética do edifício avaliado. A aplicação de sistemas de certificação é relevante para a conscientização ambiental e o conforto dos usuários.

Biografia do Autor

Marcela Mazzine Bonisem, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes

Pós-graduada (lato sensu) em Eficiência Energética pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (Vitória - ES, Brasil).

Saulo Vieira de Oliveira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES

Mestre em Arquitetura e Cidade pela Universidade Vila Velha, UVV. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES (Vitória - ES, Brasil).

Marcio Almeida Có, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES (Vitória - ES, Brasil).

Pablo Rodrigues Muniz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes

Pós-doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES (Vitória - ES, Brasil).

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

BONISEM, Marcela Mazzine; SILVA, Saulo Vieira de Oliveira; CÓ, Marcio Almeida; MUNIZ, Pablo Rodrigues. Avaliação da eficiência energética de um edifício escolar por meio de simulação no método Procel INI-C. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–14. DOI: 10.46421/entac.v20i1.5761. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/5761. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Conforto Ambiental e Eficiência Energética

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