Disseminação de práticas enxutas na construção de paredes de concreto por meio de um serious game
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5766Palavras-chave:
Construção enxuta, Boas práticas enxutas, Jogo sério, Gamificação, Parede de concretoResumo
A aplicação de jogos no ambiente acadêmico tem oportunizado atributos que contribuem à formação discente. Por meio da representação de cenários reais, esse recurso tem o potencial de preparar futuros profissionais para o reconhecimento de aspectos positivos e negativos inseridos nos processos construtivos. Nesse sentido, este estudo buscou analisar, por meio do método experimental, a experiência de um jogo do tipo serious game desenvolvido em software de planilha eletrônica, estruturado com base no sistema construtivo de paredes de concreto moldadas no local, observando o emprego de boas práticas enxutas. A aplicação ocorreu com 17 discentes de diferentes períodos acadêmicos do curso de Engenharia Civil. Os resultados revelaram, de modo geral, baixo conhecimento acerca do sistema apresentado, bem como das práticas enxutas, que compreendem as boas práticas, providências que adicionam melhorias ao processo, e as atividades facilitadoras, que viabilizam a continuidade do fluxo da produção. A análise apontou um público atento, questionador e entusiasmado durante a aplicação do jogo. Além disso, através da etapa de bonificação, foi possível constatar que o jogo se revelou eficaz na promoção das boas práticas enxutas no processo construtivo em questão.
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