Disseminação de práticas enxutas na construção de paredes de concreto por meio de um serious game

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5766

Palavras-chave:

Construção enxuta, Boas práticas enxutas, Jogo sério, Gamificação, Parede de concreto

Resumo

A aplicação de jogos no ambiente acadêmico tem oportunizado atributos que contribuem à formação discente. Por meio da representação de cenários reais, esse recurso tem o potencial de preparar futuros profissionais para o reconhecimento de aspectos positivos e negativos inseridos nos processos construtivos. Nesse sentido, este estudo buscou analisar, por meio do método experimental, a experiência de um jogo do tipo serious game desenvolvido em software de planilha eletrônica, estruturado com base no sistema construtivo de paredes de concreto moldadas no local, observando o emprego de boas práticas enxutas. A aplicação ocorreu com 17 discentes de diferentes períodos acadêmicos do curso de Engenharia Civil. Os resultados revelaram, de modo geral, baixo conhecimento acerca do sistema apresentado, bem como das práticas enxutas, que compreendem as boas práticas, providências que adicionam melhorias ao processo, e as atividades facilitadoras, que viabilizam a continuidade do fluxo da produção. A análise apontou um público atento, questionador e entusiasmado durante a aplicação do jogo. Além disso, através da etapa de bonificação, foi possível constatar que o jogo se revelou eficaz na promoção das boas práticas enxutas no processo construtivo em questão.

Biografia do Autor

Luana de Jesus Souza, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil).

Taiane Torres, Universidade Federal de Sergipe

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil).

Débora de Gois Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis - SC, Brasil). Professora Associada 4 da Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil).

Pamella Teodósio, Universidade Federal de Sergipe

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil).

Amélia Nunes, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil). Mestranda em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil).

Henrique Rodrigues Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Sergipe (Estância - SE, Brasil). Mestrando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil).

Jennifer Artur de Souza Ferreira, Universidade Federal de Sergipe

Técnica em Edificações pelo SESI (Aracaju - SE, Brasil). Graduanda em Engenharia Civil  na Universidade Federal de Sergipe.

Sara Araújo de Souza, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Engenharia Civil na Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

SOUZA, Luana de Jesus; TORRES, Taiane Aparecida Santos; SANTOS, Débora de Gois; MENEZES TEODÓSIO, Pamella; GOMES NUNES, Amélia; RODRIGUES DOS SANTOS, Henrique; ARTUR DE SOUZA FERREIRA, Jennifer; ARAÚJO DE SOUZA, Sara. Disseminação de práticas enxutas na construção de paredes de concreto por meio de um serious game. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–14. DOI: 10.46421/entac.v20i1.5766. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/5766. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Gestão e Economia da Construção

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