ANÁLISE DO NÍVEL DE CONFORTO TÉRMICO EM HABITAÇÃO VULNERÁVEL REVESTIDA COM EMBALAGENS TETRA PAK® E PROPOSIÇÕES DE PROJETO

Autores

  • Thaíse Sebben Faculdade Meridional – IMED
  • Thaísa Leal da Silva Faculdade Meridional – IMED
  • Eduardo Grala da Cunha Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.896

Palavras-chave:

Embalagens Tetra Pak, Conforto térmico, Habitação vulnerável, Energy Plus

Resumo

A realidade de grande parte das habitações instaladas em assentamentos urbanos é considerada precária, sob o viés construtivo e das condições insalubres de moradia, sobretudo no que tange ao conforto térmico. A utilização das embalagens Tetra Pak® nessas habitações tem se tornado como uma alternativa de revestimento, de modo que cria uma barreira nas frestas decorrentes da precariedade da estrutura. Este trabalho tem por objetivo avaliar o nível de conforto térmico de uma habitação vulnerável, localizada em uma ocupação irregular urbana em Passo Fundo/RS, construída com materiais de descarte e revestida internamente com embalagens cartonadas. Para isso, inicialmente, foi realizado um levantamento no local, e logo após, a modelagem das zonas térmicas no software Sketchup, e a simulação no programa Energy Plus. Foram comparados os resultados da mesma habitação com e sem a aplicação do revestimento, além de simulações com outras proposições de projeto. Os resultados demonstraram que utilizar unicamente as embalagens cartonadas como um isolamento térmico não reduz os níveis de desconforto, principalmente com o frio. No entanto, a utilização de estratégias passivas de aquecimento, podem mitigar as condições de desconforto consequente da precariedade da moradia.

Referências

ABNT, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220. Desemprenho Térmico de Edificações. Parte 2: Métodos de cálculo da transmitância térmica, da capacidade térmica, do atraso térmico e do fator solar de elementos e componentes de edificações. Rio de Janeiro. 2005.

ASHRAE. Thermal Environmental Conditions for Human Occupancy. Standard 55. Atlanta: American Society of Heating, Refrigerating and Ais- Conditioning Engineers, INC, 2014BSF. Projeto Brasil Sem Frestas. Passo Fundo, 2009. Disponível em: . Acesso em: 07 Jul. 2020.

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. Déficit habitacional no Brasil 2011-2012. Centro de Estatística e Informações. Minas Gerais, 2015.

LAMBERTS,R.; GHISI, E.; ABREU, A.L.P.; CARLO, J.C.; BATISTA, J.O.; MARINOSKI, D.L.; NARANJO, A.; DUARTE, V.C.P.; Desempenho Térmico de Edificações. Florianópolis, 2016. Disponível em: <http://labeee.ufsc.br/sites/default/files/disciplinas/ApostilaECV5161_v2016.pdf>. Acesso em: 10 Jun. 2020LAMBERTS, R., DUTRA, L., PEREIRA, F.O.R.. Eficiência Energética na Arquitetura. 3º edição. 2014. 382p.

MICHELS, Caren. Análise da transferência de calor em coberturas com barreiras radiantes.

Florianópolis: Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.

Universidade Federal de Santa Catarina, 2007.

SANTOS, ALYNE R.C. Avaliação da emissividade de embalagens cartonadas por termografia e modelagem computacional. Cuiabá: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ciências Ambientais. Universidade de Cuiabá, 2019.

Downloads

Publicado

04/11/2020

Como Citar

SEBBEN, T.; SILVA, T. L. da; CUNHA, E. G. da. ANÁLISE DO NÍVEL DE CONFORTO TÉRMICO EM HABITAÇÃO VULNERÁVEL REVESTIDA COM EMBALAGENS TETRA PAK® E PROPOSIÇÕES DE PROJETO. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.896. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/896. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Conforto Ambiental e Eficiência Energética

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>