“Canteiro de obras enxuto”
jogo didático para aprendizado dos princípios enxutos
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6140Palavras-chave:
Construção enxuta, Princípios enxutos, Jogos didáticos, Jogos de tabuleiro, DiscentesResumo
É crescente a demanda por engenheiros civis mais qualificados para implementar os princípios enxutos nos canteiros de obras e soma-se a isso a necessidade de implementar mudanças nos métodos tradicionais de ensino, para melhorar o aprendizado e a qualificação dos discentes por meio do uso de metodologias ativas de aprendizado, como os jogos didáticos. Assim, este trabalho objetiva analisar a aplicação de um jogo didático para estimular o aprendizado de discentes quanto a conceitos enxutos aplicados ao canteiro de obras. O método de trabalho consistiu na análise da aplicação do jogo de tabuleiro com estudantes de graduação em Engenharia Civil e numa avaliação da percepção do aprendizado antes e após jogo. Como resultado, constatou-se uma melhoria na compreensão de todos os princípios por meio do jogo, sendo os princípios Simplificação pela redução de número de partes e passos, Aumento de transparência do processo e Redução de tempo de ciclo, os que obtiveram a maior compreensão dos discentes. Com isso, comprovou-se que o jogo didático contribuiu para a melhoria no aprendizado dos discentes acerca dos princípios enxutos, caracterizando-se como uma relevante ferramenta de ensino-aprendizagem.
Referências
VILLELA, F. F. Indústria da construção civil e reestruturação produtiva: novas metodologias e modos de socialização construindo o intelecto coletivo (“General Intellect”). 2007. Tese (Doutorado) — Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
WOMACK, J. P.; JONES, D. T.; ROSS, D. A máquina que mudou o mundo. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
KOSKELA, L. Application of the New Production Philosophy to Construction. 1992, 75p. Technical Report # 72. Center for Integrated Facility Engineering. Department of Civil Engineering. Stanford University, 1992.
ESTEVES, M. A. S. et al. Reestruturação da disciplina introdução à engenharia na Faculdade de Engenharia de Resende: uma proposta com base nas metodologias ativas de aprendizagem. Rev. Brasileira de Ensino Superior, v. 2, n. 1., 2016. 12 p.
HERRERA, R. F.; SANZ, M. A.; MONTALBÁN-DOMINGO, L.; GARCÍA-SEGURA, T.; PELLICER, E. Impact of Game-Based Learning on Understanding Lean Construction Principles. Sustainability 2019, 11, 5294. https://doi.org/10.3390/su11195294.
HERZER, M. et al. Avaliação da utilização de metodologias ativas no ensino superior: estudo de caso na disciplina de gestão da produção aplicada. 2015. Disponível em: <http://www.revistaespacios.com/a16v37n02/163702e3.html>.
NUNES, A. G.; SOUZA, L. de J.; VIANA, M. R.; CARVALHO, M. C.; SANTOS, D. de G.; MICHELAN, D. C. de G. S.; FERREIRA, F. B. Informações necessárias para elaborar um jogo didático digital de boas práticas enxutas: Um mapeamento sistemático da literatura. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 19., 2022, Canela. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–12. DOI: 10.46421/entac.v19i1.2094. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/2094. Acesso em: 14 set. 2023.
ISATTO, E. L.; ZUCHETTI, M. Aplicação do mecanismo da função produção ao planejamento da produção seriada na construção. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 2014, Maceió, Alagoas. Anais [...] Maceió, 2014, p. 1327.
SHINGO, S. O Sistema Toyota de Produção do ponto de vista da engenharia de produção. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. 291p.
BIANCHINI, M. P.; LORIATO, D. B.; CESTARI JUNIOR, H. Trabalho em equipe – um processo de aprendizado em jogos de empresa. 2023. Disponível em: www.jogosempresariais.com.br/arquivos/Artigo_Mirela.pdf. Acesso em: 17/9/2023.
PANTALEÃO, L. H.; OLIVEIRA, R. M.; ANTUNES J. A. V. Utilização de um jogo de produção como ferramenta de aprendizagem de conceitos de engenharia de produção: O jogo do barco. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXII, 2002, Ouro Preto. Anais [...], Ouro Preto, 2003.
NASSAR, K. Construction contracts in a competitive market: C3M, a simulation game. Engineering, Construction and Architectural Management, v. 10, n. 3, 2003. 6 p. Disponível em: <http://www.emeraldinsight.com/10.1108/09699980310478421> Acesso em: 17/9/2023.
ROMANEL, F. B. Jogo “Desafiando a Produção”: Uma estratégia para disseminação dos conceitos da construção enxuta entre operários da construção civil. 155f. 2009, Dissertação (Mestrado em Construção Civil) – Programa de Pós-Graduação em Construção Civil. Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.
ARAUJO. F. B. F. de. “Canteiro de obras enxuto”: jogo didático para aprendizado dos 11 princípios da construção enxuta aplicados ao canteiro de obras. 2023. 148p. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso). Departamento de Engenharia Civil. Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão. 2023.
LEIGHBODY, G. B.; KIDD, D. M. Métodos para o ensino profissionalizante. São Paulo: EPU, 1977.
GREDLER, M. E. Games and simulations and their relationships to learning. University of South Carolina. p 1-12, 2004.