Análise fatorial da qualidade do ambiente universitário

Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Curitiba

Autores

  • Iolanda Geronimo Del Roio Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Beatrice Lorenz Fontolan Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Aline Ramos Esperidião Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Raphael Alexandre de Mello Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Alfredo Iarozinski Neto Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6145

Palavras-chave:

Survey, Análise multivariada, Qualidade, Universidade, Ambiente

Resumo

Quando considerada a conexão indivíduo x ambiente, o surgimento de trabalhos transdisciplinares tem induzido mudanças pragmáticas nas análises das inter-relações emergentes do sistema. Nesse sentido, surge a seguinte questão de pesquisa: quais fatores afetam a percepção de qualidade ambiental da comunidade acadêmica do campus Curitiba da UTFPR (UTFPR-CT)? Foi adotado o método Survey, que possibilitou o levantamento de dados e criação de uma amostra de 766 respondentes, com base na aplicação on-line do questionário elaborado para a pesquisa, em que foram tratados no software SPSS. Através da escala Likert de 7 pontos do questionário, as variáveis qualitativas foram transformadas em quantitativas. O estudo identificou as variáveis dos constructos Acessibilidade (AC), Bioclimática (BC) e Conforto Percebido pelo Espaço Construído (CE) com estruturas implícitas semelhantes. Por meio da análise fatorial, as variáveis com maior semelhança entre si dos grupos AC, BC e CE resultaram nos fatores Localidade (L), Ambiente (A), Segurança (S), Conforto (C), Espaço (E), Mobilidade (M), Iluminação (I), Alimentação (AL), Coleta Seletiva (CS), Biblioteca (B), Áreas Verdes (AV) e Rede de Internet (RI). O envolvimento da comunidade acadêmica da UTFPR-CT permitiu um diagnóstico fidedigno com a qualidade percebida na universidade, ou seja, pode-se dizer que a dimensão social é indissolúvel da ambiental. Assim, o planejamento adequado do ambiente do campus deve contemplar a perspectiva sistêmica da comunidade acadêmica.

 

Biografia do Autor

Iolanda Geronimo Del Roio, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Câmpus Curitiba) na linha de Sustentabilidade e Gestão da Construção. Possuo graduação em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2021), onde realizei pesquisas sobre o uso de tecnologias sociais na habitação com base nos princípios da Permacultura. Sou avaliadora de estudos submetidos à Revista PERMA (Rede NEPerma Brasil). Tenho experiência na área de Engenharia Civil atuando principalmente nos seguintes temas: Ambiente construído, Comunidades em vulnerabilidade socioambiental, Necessidades da comunidade acadêmica da UTFPR-CT, Permacultura e Sustentabilidade, Plano Diretor universitário participativo, Satisfação e Tecnologias sociais aplicadas à habitação. E-mail: iroio@alunos.utfpr.edu.br

Beatrice Lorenz Fontolan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestra pela mesma Universidade em Sustentabilidade e gestão da construção. Cursa Licenciatura em Matemática pela UniCesumar. Engenheira Civil pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), câmpus Cascavel, onde realizou pesquisas sobre carbonatação e captura de CO2 em argamassas.

Aline Ramos Esperidião, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Câmpus Curitiba). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2021). Graduada em engenharia civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2014). Possui especialização em Gerenciamento e Execução de Obras pelo Instituto IDD (2017) e especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2018). Trabalhou como engenheira civil na Pró-Reitoria de Planejamento da Universidade Estadual de Ponta Grossa e na Companhia de Habitação de Ponta Grossa (PROLAR). Atualmente é engenheira civil da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, na Superintendência de Habitação.

Raphael Alexandre de Mello, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheiro Civil formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2021, com sólida formação acadêmica e habilidades práticas em engenharia. Atualmente, desempenha o cargo de Engenheiro de Planejamento na empresa RAC Engenharia, onde aplica conhecimentos técnicos avançados para otimizar projetos e assegurar a eficiência na realização de empreendimentos.

Alfredo Iarozinski Neto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (1985), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), DEA em Engenharia de Sistemas Industriais e Inovação pelo INPL de Nancy (1993) e Doutorado em Ciências na Universidade Paul Cezánne (Université dAix-Marseille III) (1996). Atualmente é professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria da Complexidade, modelagem de sistemas, processos de negócio na construção, gestão integrada da construção, gestão da construção e qualidade do ambiente construído.

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

DEL ROIO, Iolanda Geronimo; FONTOLAN, Beatrice Lorenz; ESPERIDIÃO, Aline Ramos; DE MELLO, Raphael Alexandre; IAROZINSKI NETO, Alfredo. Análise fatorial da qualidade do ambiente universitário: Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Curitiba. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–12. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6145. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6145. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

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