Análise fatorial da qualidade do ambiente universitário
Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6145Palavras-chave:
Survey, Análise multivariada, Qualidade, Universidade, AmbienteResumo
Quando considerada a conexão indivíduo x ambiente, o surgimento de trabalhos transdisciplinares tem induzido mudanças pragmáticas nas análises das inter-relações emergentes do sistema. Nesse sentido, surge a seguinte questão de pesquisa: quais fatores afetam a percepção de qualidade ambiental da comunidade acadêmica do campus Curitiba da UTFPR (UTFPR-CT)? Foi adotado o método Survey, que possibilitou o levantamento de dados e criação de uma amostra de 766 respondentes, com base na aplicação on-line do questionário elaborado para a pesquisa, em que foram tratados no software SPSS. Através da escala Likert de 7 pontos do questionário, as variáveis qualitativas foram transformadas em quantitativas. O estudo identificou as variáveis dos constructos Acessibilidade (AC), Bioclimática (BC) e Conforto Percebido pelo Espaço Construído (CE) com estruturas implícitas semelhantes. Por meio da análise fatorial, as variáveis com maior semelhança entre si dos grupos AC, BC e CE resultaram nos fatores Localidade (L), Ambiente (A), Segurança (S), Conforto (C), Espaço (E), Mobilidade (M), Iluminação (I), Alimentação (AL), Coleta Seletiva (CS), Biblioteca (B), Áreas Verdes (AV) e Rede de Internet (RI). O envolvimento da comunidade acadêmica da UTFPR-CT permitiu um diagnóstico fidedigno com a qualidade percebida na universidade, ou seja, pode-se dizer que a dimensão social é indissolúvel da ambiental. Assim, o planejamento adequado do ambiente do campus deve contemplar a perspectiva sistêmica da comunidade acadêmica.
Referências
MONZEGLIO, É. Uma avaliação perceptiva de habitats da periferia de São Paulo: o pós-uso segundo o desenho. Em: Sinopses. [s.l: s.n.]. v. 13, p. 26–42. mai. 1990.
AIGBAVBOA, C.; THWALA, W. Residential Satisfaction and Housing Policy Evolution. 1. ed. New York: Routlege, jul. 2018.
BONAIUTO, M.; FORNARA, F. Residential Satisfaction and Perceived Urban Quality. Em: Reference Module in Neuroscience and Biobehavioral Psychology. [s.l.] Elsevier, p. 267–272. dez. 2017.
VAN KAMP, I. et al. Urban environmental quality and human well-being. Landscape and Urban Planning, v. 65, n. 1–2, p. 5–18, set. 2003.
DULLEY, R. Noção de natureza, ambiente, meio ambiente, recursos ambientais e recursos naturais. Revista Agricultura em São Paulo, 2004, 51(2), 15-26.
REIS, A. T. da L. Edificações e Espaços Urbanos: Percepção, Cognição e Métodos de Avaliação. In: FABRÍCIO, M. M.; ORNSTEIN, S. (org.) Qualidade no Projeto de Edifícios. São Carlos: ANTAC, RiMa Editora. 2010.
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR ISO 9000. Sistemas de gestão da qualidade-Fundamentos e vocabulário. Rio de Janeiro: [s.n.]. Disponível em: . Acesso em: 31 mai. 2024.
FIGUEIREDO FILHO, D. B.; SILVA JUNIOR, J. A. da. Visão além do alcance: uma introdução à análise fatorial. Opin. Pública, Campinas, v. 16, n. 1, p. 160-185, jun. 2010. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-62762010000100007.
GANDIN, D. A Posição do Planejamento Participativo entre as Ferramentas de Intervenção na Realidade. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 1, p. 81–95, 2001.
FAGNELLO, A. M. P. Estudo sistêmico das inter-relações dos construtos que influenciam a satisfação residencial visando à elaboração de um modelo a partir da percepção cognitiva do indivíduo. Tese (Doutorado em Engenharia Civil)—Curitiba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2019.
REIS, A. T. da L.; LAY, M. C. D. Avaliação da qualidade de projetos: uma abordagem perceptiva e cognitiva. Ambiente Construído, v. 3, n. 6, p. 21–34, 2006.
DEL-ROIO, Iolanda Geronimo. Verificação da satisfação da comunidade acadêmica UTFPR-CT em relação ao ambiente universitário e à inserção urbana: subsídio para o Plano Diretor Participativo (PDP) do campus. 2024. 206 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2024.
SALVADOR, E. V. Percepção arquitetônica do espaço de trabalho pela comunidade universitária. Estudo de caso da UFSCAR - Campus São Carlos. Dissertação (Engenharia Urbana)—São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2011.
CAPRA, F. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 1997.
ESTEVES, J. C. Planejamento e gestão do ambiente construído em universidades públicas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana)—São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2013.
ERYÜRÜK, Ş.; VAROLGÜNEŞ, F. K.; VAROLGÜNEŞ, S. Assessment of stakeholder satisfaction as additive to improve building design quality: AHP-based approach. Journal of Housing and the Built Environment, v. 37, n. 1, p. 505–528, 4 mar. 2022.
MARINHO, S.; POFFO, G. Diagnóstico da qualidade em uma IES: a perceção dacomunidade académica. Revista Avaliação, 2016, 21(2), 455-477.
GRASEL, D. Qualidade e melhoria do ensino superior brasileiro. Universidade e Sociedade, Brasília, n.22, ano X, p.84-89, nov. 2000.
KIM, T. W.; CHA, S.; KIM, Y. Space choice, rejection and satisfaction in university campus. In: Indoor and Built Environment, Vol. 27, No. 2, 2018, p. 233-243.
FONTOLAN, B. L.; ESPERIDIÃO, A. R.; ROIO, I. G. D.; NETO, A. I. Análise fatorial da satisfação com o bairro a partir da percepção do indivíduo no contexto brasileiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 19., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–13. DOI: 10.46421/entac.v19i1.2031. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/2031. Acesso em: 31 mai. 2024.
VICINI, L. Análise multivariada: da teoria à prática. 2005. 140 f. Monografia (Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa) - Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2005.
HAIR, J. F. et al. Análise multivariada. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
NOBRE, A. X. M.; MACHADO, L. M. DE A.; ALENCAR, M. H. DO V. A abordagem sistêmica do processo generativo da forma aplicada ao projeto em Design. Proceedings of the XVIII Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics - SIGraDi: Design in Freedom. Anais...São Paulo: Editora Edgard Blücher, dez. 2014. Disponível em: http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/14300. Acess em: 31 mai. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
PINTO, Á. V. Ideologia e Desenvolvimento Nacional, Textos Brasileiros de Filosofia, Rio de Janeiro: Instituto Superior de Estudos Brasileiros, 1960.