Avaliação dos efeitos visuais e não-visuais da luz nas salas de aula da Universidade de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6151Palavras-chave:
Iluminação natural, Salas de aula, Efeitos não visuais da luz, Simulação computadorizada, Parâmetros arquitetônicosResumo
A luz natural como fonte de iluminação de um ambiente de estudos se mostra vantajosa para a saúde, a concentração e o conforto visual do usuário. A maioria dos projetos normalmente consideram os benefícios visuais e os relacionados à eficiência energética, porém, não levam em conta os efeitos não visuais da luz diretamente ligados às respostas neuroendócrinas, afetando o humor, o desempenho e o ritmo circadiano do usuário. Este estudo tem como objetivo avaliar as salas de aula do Campus Darcy Ribeiro da universidade de Brasília quanto aos efeitos visuais e não-visuais, buscando a sala com iluminação natural de melhor qualidade. A metodologia usada para avaliar as salas consistiu no mapeamento das salas de aula e simulação dos efeitos visuais e não visuais — usando os softwares ClimateStudio e ALFA, respectivamente — para então realizar um comparativo entre os cenários simulados. Como resultado, identificou-se os parâmetros arquitetônicos que apresentaram maior impacto nas simulações, sendo eles as proteções solares e a orientação.
Referências
ALTOMONTE, S. et al. Ten questions concerning well-being in the built environment. Building and Environment, v. 180, 2020.
BUTERA, F. M. Da Caverna à Casa Ecológica: história do conforto e da energia. São Paulo: Nova Técnica Editorial, 2009.
KNOOP, M. et al. Daylight: What makes the difference? Lighting Research & Technology, v. 52, n. 3, p. 147715351986975, 18 ago. 2019.
BELLIA, L. et al. Assessment of melanopsin-based quantities: Comparison of selected design tools and validation against on-field measurements. Building and environment, v. 232, p. 110037–110037, 1 mar. 2023.
TREGENZA, P.; WILSON, M. Daylighting: Architecture and lighting design. [s.l: s.n.].
BERNARDI, N.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Environmental Comfort in School Buildings. Environment and Behavior, v. 38, n. 2, p. 155–172, mar. 2006.
AMIRAZAR, A. et al. A low-cost and portable device for measuring spectrum of light source as a stimulus for the human’s circadian system. Energy and Buildings, v. 252, p. 111386, 1 dez. 2021.
FERNANDES, Júlia Teixeira; AMORIM, Cláudia Naves David. Capítulo 4. Simulação, ambiente e energia no espaço construído. São Paulo: Editora UnB, 2018, p. 127-161.
ACOSTA, I. et al. Daylighting design for healthy environments: Analysis of educational spaces for optimal circadian stimulus. Solar Energy, v. 193, p. 584–596, nov. 2019.
MOHAMED, A. et al. A simulation-based framework for multi-individual circadian re-entrainment using a single light schedule. Building and environment, v. 229, 2023.
THAYER, A. Lighting for Healthy Living. Disponível em: https://www.lrc.rpi.edu/healthyliving.
CASTRO, Adriana Alice Sekeff. Relação entre Parâmetros Arquitetônicos e Efeitos Não Visuais da Iluminação Natural em Salas de Aula no Ensino Superior. Documento Projeto de Qualificação de Tese de Doutorado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB. Brasília; 2023.
GOMES, L.; GÓES; SILVA. Guia metodológico de análise climática e avaliação da iluminação natural com Climate Studio. LaSUS FAU eBooks, 15 dez. 2023.
BALLARINI, I. et al. Transformation of an office building into a nearly zero energy building (NZEB): Implications for thermal and visual comfort and energy performance. Energies, v. 12, n. 5, 2019.
NABIL, A.; MARDALJEVIC, J. Useful daylight illuminance: A new paradigm for assessing daylight in buildings. Lighting Research and Technology, v. 37, n. 1, p. 41–59, 2005.
IES. LM 83:23 - Approved Method: IES Spatial Daylight Autonomy (sDA) and Annual Sunlight Exposure (ASE). New York, USA: [s.n.], 2022.
CEN - EUROPEAN COMMITTEE FOR STANDARDIZATION. EN 17037: Daylight in buildings. Brussels: [s.n.].
BROWN, T. M. Melanopic illuminance defines the magnitude of human circadian light responses under a wide range of conditions. Journal of Pineal Research, v. 69, 2020.
ALFA. Disponível em: https://www.solemma.com/alfa/. Acesso em: 16 março. 2024.
CIE. CIE S 026:2018. CIE System for Metrology of Optical Radiation for IPRGC-Influenced Responses to Light. Vienna: [s.n.].