Análise de sombreamento

relato de experiência pedagógica utilizando parametrização em projeto.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6228

Palavras-chave:

Arquitetura e urbanismo, Análise de sombreamento, Parametrização, Ladybug

Resumo

O trabalho é um relato de experiência com base no desenvolvimento de uma programação de ferramentas preditivas, auxiliando em decisões nas etapas iniciais de projeto. O estudo piloto foi realizado em curso de Arquitetura e Urbanismo, nas disciplinas de projeto integradas da 6ª fase - Projeto de Edificações Verticais e de Paisagismo. O objetivo foi a quantificação imediata de sombreamento gerado por uma edificação proposta (como input da programação) nos diferentes dias e horários. Identificou-se os principais conceitos relacionados a iluminação natural, projeto de paisagismo, características das espécies vegetais, e questões relacionadas a parametrização. O estudo foi feito com o auxílio do pacote de ferramentas do LadyBug, na interface do Grasshopper 3D, plug-in do Rhinocerus 3D, os quais permitem realizar análises com base em arquivos climáticos, gerando estudos de cartas solares, direção de vento, quantidade de insolação no terreno e nas superfícies da edificação. Como resultado foi possível gerar imagens esquemáticas com diferenciação cromática dos níveis de sombreamento, justificando a locação dos espaços livres e de diferentes espécies de vegetações no terreno.

Biografia do Autor

Gabriel Henrique Weber, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduando de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Estado de Santa Catarina (Laguna - SC, Brasil).

Alberto Lohmann, Universidade Estadual de Santa Catarina

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. (Laguna - SC, Brasil). Professor Adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Patricia Turazzi Luciano, Universidade Estadual de Santa Catarina

Mestra em arquitetura e urbanismo pela universidade federal de Santa Catarina. Professora assistente da universidade do estado de Santa Catarina. (Laguna - SC, Brasil)

Sara Iung Santos, Universidade Estadual de Santa Catarina

Graduanda de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estadual de Santa Catarina (Laguna - SC, Brasil)

Maria Victoria Pereira Porto, Universidade Estadual de Santa Catarina

Graduanda de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estadual de Santa Catarina. (Lagun - SC, Brasil)

Referências

DALTRO, MÔNICA RAMOS e FARIA, ANNA AMÉLIA DE. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade.

Estudos e Pesquisas em Psicologia, 19(1), 223-237.

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica, v. 11, n. 1, p.

-89, jan./fev. 2007.

CAVALCANTE, LÍVIA TEIXEIRA CANUTO; OLIVEIRA, ADÉLIA AUGUSTA SOUTO DE. Métodos de revisão bibliográfica nos estudos

científicos. Psicol. rev. (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 83-102, abr. 2020.

GAMA, Ruy. Tecnologia e o trabalho na história. São Paulo: Nobel/USP, 1986.

FLORIO, Wilson. MODELAGEM PARAMÉTRICA, CRIATIVIDADE E PROJETO: DUAS EXPERIÊNCIAS COM ESTUDANTES DE

ARQUITETURA. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 6, n. 2, p. 43–66, 2012. DOI: 10.4237/gtp.v6i2.211. Disponível em:

https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/51010.

SOUZA, Larissa P. Avaliação do potencial de inserção de simulações termo energéticas em fases iniciais de projeto: proposta de

método de ensino e estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro

Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2020.

OXMAN, Rivka. Theory and design in the first digital age. Design Studies, Haifa, v. 27, n. 3, p. 229-265, maio 2006. Elsevier BV.

http://dx.doi.org/10.1016/j.destud.2005.11.002. Disponível em: https://arq510002.paginas.ufsc.br/files/2011/04/Design-Studies-

Theory-and-design-in-the-first-digital-age-Rivka-Oxman-1.pdf. Acesso em: 31 jul. 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

WEBER, Gabriel Henrique; LOHMANN, Alberto; LUCIANO, Patricia Turazzi; SANTOS, Sara Iung; PORTO, Maria Victoria Pereira. Análise de sombreamento : relato de experiência pedagógica utilizando parametrização em projeto. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–13. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6228. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6228. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia da Informação e Comunicação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.