Análise de sombreamento
relato de experiência pedagógica utilizando parametrização em projeto.
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6228Palavras-chave:
Arquitetura e urbanismo, Análise de sombreamento, Parametrização, LadybugResumo
O trabalho é um relato de experiência com base no desenvolvimento de uma programação de ferramentas preditivas, auxiliando em decisões nas etapas iniciais de projeto. O estudo piloto foi realizado em curso de Arquitetura e Urbanismo, nas disciplinas de projeto integradas da 6ª fase - Projeto de Edificações Verticais e de Paisagismo. O objetivo foi a quantificação imediata de sombreamento gerado por uma edificação proposta (como input da programação) nos diferentes dias e horários. Identificou-se os principais conceitos relacionados a iluminação natural, projeto de paisagismo, características das espécies vegetais, e questões relacionadas a parametrização. O estudo foi feito com o auxílio do pacote de ferramentas do LadyBug, na interface do Grasshopper 3D, plug-in do Rhinocerus 3D, os quais permitem realizar análises com base em arquivos climáticos, gerando estudos de cartas solares, direção de vento, quantidade de insolação no terreno e nas superfícies da edificação. Como resultado foi possível gerar imagens esquemáticas com diferenciação cromática dos níveis de sombreamento, justificando a locação dos espaços livres e de diferentes espécies de vegetações no terreno.
Referências
DALTRO, MÔNICA RAMOS e FARIA, ANNA AMÉLIA DE. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade.
Estudos e Pesquisas em Psicologia, 19(1), 223-237.
SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica, v. 11, n. 1, p.
-89, jan./fev. 2007.
CAVALCANTE, LÍVIA TEIXEIRA CANUTO; OLIVEIRA, ADÉLIA AUGUSTA SOUTO DE. Métodos de revisão bibliográfica nos estudos
científicos. Psicol. rev. (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 83-102, abr. 2020.
GAMA, Ruy. Tecnologia e o trabalho na história. São Paulo: Nobel/USP, 1986.
FLORIO, Wilson. MODELAGEM PARAMÉTRICA, CRIATIVIDADE E PROJETO: DUAS EXPERIÊNCIAS COM ESTUDANTES DE
ARQUITETURA. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 6, n. 2, p. 43–66, 2012. DOI: 10.4237/gtp.v6i2.211. Disponível em:
https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/51010.
SOUZA, Larissa P. Avaliação do potencial de inserção de simulações termo energéticas em fases iniciais de projeto: proposta de
método de ensino e estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro
Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2020.
OXMAN, Rivka. Theory and design in the first digital age. Design Studies, Haifa, v. 27, n. 3, p. 229-265, maio 2006. Elsevier BV.
http://dx.doi.org/10.1016/j.destud.2005.11.002. Disponível em: https://arq510002.paginas.ufsc.br/files/2011/04/Design-Studies-
Theory-and-design-in-the-first-digital-age-Rivka-Oxman-1.pdf. Acesso em: 31 jul. 2024.