Implementação de BIM no ensino de arquitetura

Diretrizes para manual de modelagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6242

Palavras-chave:

Arquitetura e urbanismo, Building information modelling, Ensino, Etapas de projeto

Resumo

O trabalho apresenta um relato de experiência por meio do desenvolvimento de diretrizes para um manual de modelagem para as disciplinas de projeto. O estudo piloto foi conduzido no curso de Arquitetura e Urbanismo, na disciplina de Projeto de Edificações Verticais da 6ª fase. Realizou-se uma revisão da literatura sobre o uso do Building Information Modelling (BIM) no ensino de Arquitetura e Urbanismo, identificando os critérios para determinar o nível de detalhamento do modelo virtual em cada etapa de projeto. Ademais, analisou-se o plano de ensino da respectiva disciplina, buscando identificar os objetivos de cada etapa do projeto e os requisitos para entrega do produto arquitetônico. Como resultado há o desenvolvimento de um manual de modelagem BIM específico para a disciplina de projeto. Notou-se que o manual forneceu diretrizes claras sobre o nível de desenvolvimento de um modelo virtual assertivo, em função da análise detalhada dos requisitos de cada etapa de projeto e dos objetivos instrucionais da disciplina. Deste modo, o trabalho auxiliou no processo de ensino aprendizagem, esclarecendo o que deve ser modelado em cada etapa do projeto de um edifício em altura.

Biografia do Autor

Maria Victória Pereira Porto, Universidade Estadual de Santa Catarina

Graduanda de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Santa Catarina (Laguna - SC, Brasil).

Alberto Lohmann, Universidade Estadual de Santa Catarina

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina (Laguna - SC, Brasil).

Patrícia Turazzi Luciano, Universidade Estadual de Santa Catarina

Mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora assistente da Universidade do Estado de Santa Catarina (Laguna - SC, Brasil).

Gabriel Henrique Weber, Universidade Estadual de Santa Catarina

Graduando de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Santa Catarina (Laguna - SC, Brasil)

Sara Iung Santos, Universidade Estadual de Santa Catarina

Graduanda de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Santa Catarina (Laguna - SC, Brasil)

Referências

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

PORTO, Maria Victória Pereira; LOHMANN, Alberto; LUCIANO, Patrícia Turazzi; WEBER, Gabriel Henrique; SANTOS, Sara Iung. Implementação de BIM no ensino de arquitetura: Diretrizes para manual de modelagem. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–12. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6242. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6242. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia da Informação e Comunicação

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