Áreas verdes como elemento componente do produto imobiliário
uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6232Palavras-chave:
Produto imobiliário, Áreas Verdes, Sustentabilidade, ODSResumo
No mercado imobiliário, cada vez mais competitivo, os atributos do produto têm grande relevância. Nesse contexto, as áreas verdes, especialmente pelo viés da sustentabilidade e qualidade de vida, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU, podem ter um importante papel. Entende-se que é importante analisar as pesquisas que vêm sendo realizadas tendo o verde como elemento componente do produto imobiliário. Realizou-se uma revisão da literatura com o intuito de sintetizar os estudos realizados e explorar o potencial do verde na adequação do produto. Observou-se divergência conceitual, podendo ser associado a vegetação, sustentabilidade, saúde e conforto ambiental. Ressalta-se a existência de relação positiva, ou seja, o verde, independentemente de sua definição, constitui-se fator que potencializa aspectos dos imóveis, sendo que sua atribuição de valor pode ter distintas origens. Entende-se que o verde, quando bem explorado, tem uma considerável contribuição na concepção do produto, agregando valor, tanto na ótica do empreendedor como do consumidor, podendo essa agregação ser de até 9,52%, dependendo do local e da tipologia do produto imobiliário.
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