ENSINO DE ENGENHARIA E QUESTÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE: OS PROJETOS PEDAGÓGICOS ESTÃO PREPARADOS PARA ESSA CONVERSA?

Autores

  • Antonio Carlos Santos do Nascimento Passos de Oliveira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Eduarda Guimarães Silva Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Nuria Pérez Gallardo Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.730

Palavras-chave:

Gênero, Diversidade, Educação, Projeto Pedagógico

Resumo

Esse trabalho buscou investigar se os projetos pedagógicos, dos cursos de Engenharia Civil, ofertados por instituições públicas do Estado do Pará, abordavam em suas disciplinas obrigatórias questões relacionadas a gênero e diversidade, como também, se indicavam em seus textos, outras possibilidades para que a temática fosse abordada na formação dos discentes. Considerando que, para uma visão humanística seja desenvolvida no egresso, é necessário que seja oportunizado de maneira formal no curso possibilidades de formação dos organizadores prévios, ou seja, que lhes seja mediado no processo de ensino-aprendizagem possibilidades de desenvolver tais atitudes e compreensões sobre temas que atravessam a atuação profissional, seja por exemplo, na gestão de pessoas, seja na gestão de projetos, considerando pessoas e cidades plurais, com interações com políticas inclusivas. As próprias Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Engenharia dão indicativo da demanda por considerar o usuário perante suas necessidades e contexto. Adotou-se na análise documental os termos de busca “gênero”, “diversidade”, “LGBT+” e “mulheres”, analisando o contexto do uso desses termos no projeto pedagógico. Dos cursos analisados, apenas o ofertado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará os termos de busca estavam presentes, com exceção da LGBT+ ou variantes dessa sigla, demonstrando que aprimoramentos são necessários.

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

PASSOS DE OLIVEIRA, Antonio Carlos Santos do Nascimento; SILVA, Eduarda Guimarães; GALLARDO, Nuria Pérez. ENSINO DE ENGENHARIA E QUESTÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE: OS PROJETOS PEDAGÓGICOS ESTÃO PREPARADOS PARA ESSA CONVERSA?. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–6. DOI: 10.46421/entac.v18i.730. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/730. Acesso em: 25 dez. 2024.

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