AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE UM PRÉDIO EDUCACIONAL POR MEIO DE SIMULAÇÕES PARAMÉTRICAS
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v18i.811Palavras-chave:
Eficiência Energética em Edificações, Simulações paramétricas, EnergyPlus, diretrizes construtivasResumo
As edificações educacionais são importantes para criar e perpetuar o ideal de eficiência energética e sustentabilidade. Ainda, podem ser responsáveis por mais de 10% do consumo total de energia em edificações. Considerando o impacto do consumo energético em edificações de ensino superior e a obrigatoriedade de edificação pública federal construída ou reformada a partir de 2014 de obter a etiqueta Procel/Edifica nível “A” de Eficiência Energética o objetivo deste trabalho é determinar medidas de eficiência energética por meio de simulações paramétricas para uma edificação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Serão analisadas estratégias de eficiência energética como absortâncias, percentuais de abertura, sombreamentos horizontais, fatores solar e transmitância térmica das paredes e coberturas, para que sua envoltória seja classificada com nível “A” de Eficiência Energética pelo novo método do Programa Brasileiro de Etiquetagem, Instrução Normativa Inmetro – Edificações Comerciais, de serviços e públicas (INI-C). Para os modelos propostos, as medidas a serem seguidas são a presença de sombreamento horizontal, percentuais de abertura de 30% e absortâncias de 0,3.
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