EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E BENCHMARKING EM CAMPI UNIVERSITÁRIOS: OPORTUNIDADES DE PESQUISA A PARTIR DE ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v18i.837Palavras-chave:
Eficiência energética em edificações, campi universitário, Benchmarking, análise bibliométricaResumo
O objetivo deste trabalho foi explorar o tema Eficiência Energética em Campi Universitários para identificar oportunidades e tendências de direcionamento de pesquisas científicas, incluindo a identificação de lacunas em relação ao benchmarking energético de edificações de uso universitário. A metodologia incluiu partes do método ProKow-C. Também foi realizada análise qualitativa com a categorização dos artigos conforme nichos: Diagnóstico, Otimização, Automação, Usuário e Outros. Os resultados apontam que Automação conforma uma tendência internacional de pesquisa. No Brasil, Diagnóstico e Otimização são nichos onde há oportunidades, inclusive no que se refere ao Benchmarking energético. Espera-se que o presente trabalho contribua para o direcionamento de pesquisas futuras.
Referências
ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v. 12, n. 1, p. 11-32, 2006.
BORGSTEIN, E.H.; LAMBERTS,R. Developing energy consumption benchmarks for buildings: Bank branches in Brazil, Energy and Buildings, vol. 82, p. 82–91, 2014.
BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL. Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos. Rio de Janeiro, 2010.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Nota oficial: Bloqueio total do MEC nas universidades foi de 3,4%. 2019. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/index.php?option=com_content&view=article&id=75781:bloqueio-total-do-mec-nas-universidades-foi-de-3-4&catid=33381&Itemid=86>. Acesso em: maio 2019.
CAO, X.; DAI, X.; LIU, J. Building energy-consumption status worldwide and the state-ofthe-art technologies for zero-energy buildings during the past decade. Energy & Buildings, v. 128, p. 198–213, 2016.
DING, Y.; ZHANG, Z.; ZHANG, Q.; LV, W.; YANG, Z.; ZHU, N. Benchmark analysis of electricity consumption for complex campus buildings in China. Applied Thermal Engineering, v. 131, p. 428–436, 2018.
DRESCH, A.; LACERDA, D. P; ANTUNES JUNIOR, J. A. V. Design Science Research: Método de Pesquisa para Avanço da Ciência e Tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2014. 204p.
ENSSLIN,L.; ENSSLIN, S. R.; PINTO, H. M. Processo de Investigação e Análise Bibliométrica: Avaliação da Qualidade dos Serviços Bancários. Revista de Administração Contemporânea, v.17, p. 325–349, 2013.
GARCIA, M. S. Portifólio de artigos. 2020. Disponível em: <https://drive.google.com/drive/folders/1SbwdjtJ4eFDzqAtn01O0u5lAhZD_b3gC?usp=sharing>. Acesso em: set. 2020.
INTERNATIONAL ENERGY AGENCY (IEA). 2019 Global Status Report for Buildings and Construction. 2019.
KHOSHBAKHT, M.; GOU, Z.; DUPRE, K. Energy use characteristics and benchmarking for higher education buildings. Energy and Buildings, v. 164, p. 61–76, 2018.
LEE, S.H.; AUGENBROE, G. Energy Performance Evaluation of Campus Facilities. In: COBRA 2007, Londres. Anais…Londres: RICS, 2007.
MOHAMMADALIZADEHKORDE, M.; WEAVER, R. Universities as Models of Sustainable Energy-Consuming Communities ? Review of Selected Literature. Sustainability (Switzerland), v. 10, n. 9, p. 1–17, 2018.
SAMIRA, A.; NURMAMMAD, M. Multi-disciplinary Energy Auditing of Educational Buildings in Azerbaijan: Case Study at a University Campus. IFAC-PapersOnLine, v. 51, n. 30, p. 311-315, 2018.
SCOPUS. What is Scopus. Disponível em: . Acesso em: set. 2020.
OLIVEIRA, A. C. F. D.; ROLA, S. M. Avaliação de luz natural no ambiente de sala de aula da FAU/UFRJ. In: XV ENCAC e XI ELACAC. Anais... João Pessoa, 2019, p. 3228-3233.