ASPECTOS DE CONFORTO AMBIENTAL COMO RESPOSTA ÀS ALTERAÇÕES SENSORIAIS DOS EDUCANDOS COM TEA

Autores

  • Juliana Christiny Mello da Silva Mestranda; PROARQ – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
  • Paula de Castro Brasil Doutora; Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste - UEZO e UNILASALLE-RJ
  • Sylvia Meimaridou Rola Doutora; PROARQ – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.844

Palavras-chave:

Arquitetura escolar, Autismo, Conforto ambiental, Integração sensorial

Resumo

Compreender as necessidades e características dos usuários da edificação de ensino é essencial para o desenvolvimento de projetos escolares qualificados para a prática do ensino-aprendizagem. A presente análise faz parte de uma pesquisa de mestrado acadêmico. A mesma constrói uma relação de aspectos de conforto ambiental, que precisam ser explorados nas soluções projetuais, direcionados a edifícios educacionais especializados no atendimento de educandos com transtorno do espectro do autista (TEA). O levantamento destes aspectos possui a finalidade de propor uma estrutura flexível a ser explorada durante todo o processo de projeto arquitetônico, traçando assim caminhos e estratégias de conforto ambiental que visam responder às particularidades existentes no processamento sensorial dos autistas. Tais averiguações são pertinentes visto o grande número de diagnósticos de autismo realizados a cada ano no Brasil e no mundo. Esta demanda contemporânea levanta diversos questionamentos sobre o modo como se tem projetado edificações de ensino. A partir das análises realizadas verifica-se que a arquitetura escolar impacta diretamente o comportamento e a progressão acadêmica dos autistas. Deste modo, compreender as necessidades desse usuário é essencial para a concepção de prédios escolares capazes de estimular adequadamente os seus sentidos e impulsionar seu desenvolvimento educacional.

Referências

AYRES, J. Sensory integration and learning disorders. Los Angeles: Western Psychological Services, 1972.

APA: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais]: DSM-5. Tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento ... et al.]; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli... [et al.]. - . e. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BEN-SASSON; A.; CARTER, M.; BRIGGS-GOWAN, M. Sensory over-responsivity in elementary school: prevalence and social-emotional correlates. J Abnorm Child Psychol, v.37, n.5, p.705-716, 2009a.

BRASIL, Paula de Castro; SILVA, Juliana Christiny. Impactos da arquitetura escolar na qualidade do ensino brasileiro. Conhecimento & Diversidade, [S.l.], v. 10, n. 21, p. 187-197, nov. 2018. ISSN 2237-8049. Disponível em: <https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/4881>.

Acesso em: 18 abr. 2020. doi:http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v10i21.4881.

CAMINHA, Roberta Costa. Autismo: um transtorno de natureza sensorial? 2008. 71 f.

Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2008.

CAMINHA, R.; LAMPREIA, C. Findings on sensory deficits in autism: Implications for understanding the disorder. Psychology & Neuroscience, v.5, n. 2, p. 231-237, 2012.

CDC: Centers for Disease Control and Prevention. Prevalence of Autism Spectrum Disorder Among Children Aged 8 Years— Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network, 11 Sites, United States, 2016. 2020. Disponível em: <https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/67/ss/ss6706a1.htm>. Acesso em: 22/04/2020.

HAZEN, E.P.; STORNELLI, J.L.; O’ROURKE, J.A.; KOESTERER, K.; MCDOUGLE, C.J. Sensory symptoms in autism spectrum disorders. Harv. Rev. sychiatry, v.22, p.112-124, 2014.

Kientz, M. A., & Dunn, W. A comparison of the performance of children with and without autism on the Sensory Profile. The American journal of occupational therapy : official publication of the American Occupational Therapy Association, 51(7), 530–537. https://doi.org/10.5014/ajot.51.7.530. (1997).

LAMBERTUCCI, M. Terapia ocupacional nos transtornos do espectro autista de alto funcionamento. In: CAMARGOS JÚNIOR, W. Síndrome de Asperger e outros transtornos do espectro do autismo de alto funcionamento: da avaliação ao tratamento. Belo Horizonte: Arte Sã, 2013, p. 329-348.

LEEKAM, Susan R. et al. Describing the Sensory Abnormalities of Children and Adults with Autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, 37(5), p. 894-910, Durham, Inglaterra, 2007.

MAGALHÃES, Lívia de Castro. Integração sensorial: uma abordagem específica da Terapia Ocupacional. In: DRUMMOND, A. F.; REZENDE, M. B. Intervenções da terapia ocupacional.

Belo Horizonte: UFMG, 2008. p. 44-69.

MILLER, L. J. Sensational Kids - Help and hope for children with sensory processing disorders (SPD). New York, NY: G. P. Putnam’s Sons, 2006.

MILLER, L; ANZALONE, M.; LANE, S.; CEMAK, S.; OSTEN, E. Concept evolution in sensory integration: a proposed nosology for diagnosis. American Journal Occupational Therapy, v. 61, p. 135-140, 2007.

MOMO, A.; SILVESTRE, C. Integração sensorial nos transtornos do espectro do autismo. In: SCHWARTZMAN, J.; ARAÚJO, C. A. Transtornos do espectro do autismo. São Paulo: Memnon, 2011. p. 297-313.

OPAS - Organização Pan-Americana de Saude e OMS - Organização Mundial de saúde 2017). Folha informativa - Transtorno do espectro autista. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?Itemid=1098>. Acesso em: 04/03/2020.

PAULA, C. S.; Ribeiro, S. H.; Fombonne, E.; & Mercadante M. T. Brief report: prevalence of pervasive developmental disorder in Brazil: a pilot study. Journal of Autism and Developmental Disorders, 41(12), p. 1738-1742, dez. 2011.

SCHAAF, Roseann C.; LANE, Alison E. Toward a best-practice for assessment of sensory feature in ASD. J Autism Dev Disord, v.45, n. 5, p. 1380-1395, 2014.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mundo Singular. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

SOUZA, Renata Ferreira de; NUNES, Débora Regina de Paula. Transtornos do processamento sensorial no autismo: algumas considerações. Revista Educação Especial | v. 32 | 2019 –Santa Maria. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

SILVA, Juliana Christiny Mello da; BRASIL, Paula de Castro; ROLA, Sylvia Meimaridou. ASPECTOS DE CONFORTO AMBIENTAL COMO RESPOSTA ÀS ALTERAÇÕES SENSORIAIS DOS EDUCANDOS COM TEA. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.844. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/844. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Conforto Ambiental e Eficiência Energética

Artigos Semelhantes

<< < 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.